Polícia Federal fecha três garimpos ilegais na Terra Indígena Kayapó, no Pará

Segundo a corporação, ninguém foi preso, mas responsáveis já foram identificados.

Uma operação da Polícia Federal (PF) fechou três garimpos ilegais na Terra Indígena (TI) Kayapó, situada em Bannach, município do sudeste do Pará. O anúncio da ação foi feito neste sábado (11). O propósito, conforme a corporação, é combater os crimes ambientais e a extração ilegal de minérios na região conhecida como “Garimpo da Pista Branca”.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Durante a operação, foram inutilizadas três escavadeiras hidráulicas, quatro motores, três estruturas de apoio, duas caixas de coleta de ouro (estrovengas) e uma motocicleta. Além disso, os policiais encontraram um celular no local.

“Ninguém foi detido durante a operação, mas a Polícia Federal (PF) conseguiu identificar os responsáveis pelos crimes e buscará responsabilizá-los nos inquéritos que serão abertos”, informou a equipe.

Polícia Federal fecha três garimpos ilegais na Terra Indígena Kayapó, no Pará
Foto: Divulgação

A TI Kayapó está entre as terras indígenas listadas para desintrusão por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) e, segundo a PF, é uma das áreas indígenas mais afetadas no país pela atividade indiscriminada de garimpeiros.

Os agentes destacaram que esta operação marca o início de uma série de ações programadas pela PF ao longo do ano, que precederão a desintrusão planejada pelo STF.