>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A Polícia Federal (PF) realizou uma operação nesta quinta-feira (6) para prender envolvidos, alguns foragidos, nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas.
Foram cumpridas 208 medidas judiciais, incluindo a recolocação de tornozeleiras eletrônicas, expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 18 estados e no Distrito Federal, visando à captura de investigados e condenados. Oito dessas medidas foram cumpridas anteriormente, enquanto as restantes foram executadas nesta quinta-feira.
Entre os alvos, 170 pessoas foram classificadas como foragidas. Até o momento, a PF prendeu 48 indivíduos, embora nem todas as prisões tenham ocorrido nesta quinta-feira. Algumas foram realizadas nos últimos dias.
A operação faz parte de mais uma fase da Operação Lesa Pátria. Segundo a Polícia Federal, os envolvidos descumpriram medidas cautelares judiciais ou fugiram para outros países para evitar a aplicação da lei penal. A Argentina é apontada como a principal rota de fuga, abrigando mais de 60 foragidos.
- Corpo de policial civil encontrado em avenida de Palmas teria ficado de 36 a 48 horas dentro de carro
- Vereador César Maia aparece sentado no vaso sanitário em sessão no Rio de janeiro; Vídeo
As violações incluem a violação de tornozeleira eletrônica, mudança de endereço sem comunicação e não comparecimento à Justiça. Embora não haja mandados de busca e apreensão, a Polícia Federal tem autorização judicial para apreender eventuais armas encontradas. Uma arma foi localizada.
Os nomes dos foragidos não capturados serão incluídos no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) e na lista de procurados da Interpol, caso estejam no exterior.
Distribuição dos mandados por unidade da federação:
- Distrito Federal: 7
- Paraná: 5
- Bahia: 1
- Mato Grosso: 4
- Minas Gerais: 7
- Goiás: 1
- Mato Grosso do Sul: 1
- São Paulo: 17
- Santa Catarina: 3
- Espírito Santo: 1
- Pará: 1
Os crimes associados aos envolvidos incluem:
- Abolição violenta do Estado Democrático de Direito
- Golpe de Estado
- Dano qualificado
- Associação criminosa
- Incitação ao crime
- Destruição, deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido