PF apreende 30 mil toneladas de minério ilegal em porto clandestino no Pará

Minério sem documentação foi encontrado em um porto clandestino.

Compartilhe:

A Polícia Federal apreender 30 mil toneladas de manganês extraído ilegalmente em Barcarena, na região nordeste Pará. Segundo a corporação o minério sem documentação foi encontrado em um porto clandestino.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A apreensão ocorreu na última sexta-feira (7), conduzida por agentes do Grupo de Policiamento Marítimo (Gepom/PF) e do Ibama. Eles localizaram montanhas de minério em um sítio que abrigava um porto clandestino.

A Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente foi acionada e está conduzindo as investigações. Um inquérito foi aberto para determinar a origem do manganês e seu destino planejado.

PF apreende 30 mil toneladas de minério ilegal em porto clandestino no Pará
Foto: Divulgação/PF

O manganês permanecerá no local onde foi encontrado, sob a responsabilidade do proprietário do terreno, até que a Justiça decida o destino do material.

Até o momento, a Polícia Federal não sabe se este caso está relacionado ao ocorrido na última quarta-feira (5), quando 23 mil toneladas de manganês foram apreendidas em um porto em São Luís (MA). A carga, avaliada em R$ 30 milhões, estava destinada à China e havia sido extraída ilegalmente de Marabá, no sudeste do Pará, sendo transportada por ferrovia até a capital maranhense.