Ex-jogador Robinho começa a cumprir pena por estupro em Tremembé

Penitenciária 2 é conhecida por receber presos de casos de grande comoção social. STJ decidiu que ele deve cumprir no Brasil pena definida pela justiça italiana por estupro coletivo em boate.

Compartilhe:

O ex- jogador Robson de Souza, Robinho, foi transferido para a Penitenciária 2 de Tremembé, localizada no interior de São Paulo, durante a madrugada desta sexta-feira (22). Robinho foi detido em Santos (SP) após a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidir que ele cumprirá a pena de 9 anos pelo crime de estupro coletivo, conforme condenação da justiça italiana.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O crime contra uma mulher albanesa ocorreu em uma boate em Milão, no ano de 2013. Após nove anos, a justiça italiana ratificou a condenação de Robinho em última instância. A decisão do STJ determina que o ex-jogador cumpra a pena no Brasil, em regime fechado.

Conhecida como P2 de Tremembé, a Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado é destinada a presos de casos de grande comoção social, garantindo assim a segurança e a privacidade dos internos.

Robinho deixou o Instituto Médico Legal de Santos por volta das 23h e chegou à P2 na madrugada, por volta da 1h. Um vídeo registrou o momento da chegada do ex-jogador à penitenciária em um veículo da Polícia Federal.

Ex-jogador Robinho começa a cumprir pena por estupro em Tremembé
Foto: Divulgação

Os novos detentos passam inicialmente por um período de adaptação em uma cela individual, ficando isolados por até 20 dias e tendo o banho de sol separado dos demais presos. Após esse período, Robinho deverá ser transferido para uma cela comum.

A prisão de Robinho pela Polícia Federal ocorreu por volta das 19h de quinta-feira (21), no prédio onde residia no bairro Aparecida, em Santos, litoral de São Paulo. O mandado de prisão foi expedido pela Justiça Federal de Santos após a homologação dos documentos da sentença.

Posteriormente, Robinho foi conduzido à sede da Polícia Federal e submetido a uma audiência de custódia no fórum. Em seguida, passou pelo exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) antes de ser encaminhado para a penitenciária.

A defesa de Robinho informou que recorrerá ao Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando que o caso seja analisado pelo plenário do tribunal ou por uma de suas turmas. Além disso, defendeu a possibilidade de prisão somente após o trânsito em julgado, ou seja, quando não houver mais possibilidade de recursos.

Participe da comunidade do #SouMaisNoticias no WhatsApp

A Penitenciária 2 de Tremembé abriga detentos conhecidos, como Alexandre Nardoni, Cristian Cravinhos, Lindemberg Alves e Gil Rugai. Já recebeu também Mizael Bispo, condenado pelo assassinato de Mércia Nakashima, e Edinho, filho de Pelé.

Com capacidade para 584 presos entre os regimes semiaberto e fechado, atualmente abriga 434 detentos. O local é dividido em dois pavilhões de regime fechado e um alojamento para presos do regime semiaberto.

Mesmo no regime fechado, os presos têm a oportunidade de trabalhar na unidade, sendo realizadas atividades como a fabricação de carteiras e cadeiras escolares, fechaduras e pastilhas desinfetantes para vaso sanitário, por exemplo.

Além do trabalho, os detentos têm acesso a cursos de teatro e oficinas, como leitura e origami, e uma biblioteca equipada com mais de 7,5 mil títulos.