Ex-cacique de 79 anos é o primeiro indígena a morrer por Covid-19 no Tocantins

Juraci Wasari Javaé tinha 79 anos e morreu no Hospital Regional de Gurupi. Ele era ex-cacique de uma das maiores aldeias da Ilha do Bananal.

Compartilhe:

 

O indígena Juraci Wasari Javaé, de 79 anos, morreu nesta quinta-feira (9), em decorrência da Covid-19. A informação foi confirmada pela prefeitura de Formoso do Araguaia, na região sul do estado, nesta sexta-feira (10) a morte do 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Juraci Wasari estava internado no Hospital Regional de Gurupi e morreu na tarde desta quinta. Esta seria a primeira morte por Covid-19 entre indígenas no Tocantins.

Juraci Javaé é ex-cacique da Aldeia São João e pai do atual cacique, Darci Javaé. A aldeia fica na Ilha do Bananal e foi uma das mais atingidas pelo surto de Covid-19 registrado no fim de junho, quando 40 indígenas foram diagnosticados.

Surto de coronavírus entre indígenas

Mais 169 indígenas de aldeias em Formoso do Araguaia, na região sul do estado, foram diagnosticados com Covid-19. Os resultados foram divulgados nesta sexta-feira (10) no boletim epidemiológico publicado pela Secretaria Municipal de Saúde do município.

A região de Formoso do Araguaia e cidades vizinhas abriga um dos maiores territórios indígenas do estado, com 1.825 indígenas. O surto de coronavírus em aldeias da Ilha do Bananal começou no final de junho e até agora 253 indígenas foram contaminados.

De acordo com o boletim epidemiológico do município, 70 indígenas estão recuperados da doença. Os demais seguem sendo monitorados.

Os casos de coronavírus em aldeias da Ilha do Bananal começaram a surgir no fim de junho, quando em um único fim de semana foram confirmados mais de 80 casos. Todos em indígenas que vivem em aldeias da região.

Uma força-tarefa chegou a ser montada para realizar testes nos indígenas da Ilha do Bananal e no começo de julho a prefeitura decidiu isolar os indígenas por uma semana. A medida não foi bem aceita pelas lideranças.