Morre Paulo César Pereio, ator ícone do cinema brasileiro

Ator tinha 83 anos e estava internado para tratar problemas hepáticos. Pereio fez mais de 60 filmes e também teve atuação marcante na TV. Velório será em cinema em Botafogo, na terça.

Compartilhe:

O ator Paulo César Pereio morreu na tarde deste domingo (12) no Rio de Janeiro aos 83 anos, conforme comunicado oficial divulgado pela Hospital Casa São Bernardo, onde estava hospitalizado. O óbito ocorreu em decorrência de uma doença hepática avançada, e Pereio foi levado ao hospital durante a madrugada já em estado grave.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O velório está marcado para terça-feira (14) no cinema Estação Net Rio, em Botafogo, Zona Sul do Rio, das 10h às 15h. Em seguida, o corpo será sepultado às 16h30 no Cemitério São João Batista, no mesmo bairro.

Morre Paulo César Pereio, nome ícone do cinema brasileiro
Foto: Divulgação

Nascido em Alegrete, Rio Grande do Sul, em 19 de outubro de 1940, Paulo César Pereio teve uma carreira marcante na TV, no teatro e no cinema.

Conhecido por sua personalidade rebelde, ele atuou em mais de 60 filmes e colaborou com diretores renomados como Glauber Rocha, Hector Babenco, Arnaldo Jabor, Hugo Carvana e Ruy Guerra. Destacam-se sua participação em “Terra em Transe” de Glauber Rocha, “Toda Nudez Será Castigada” e “Eu te Amo” de Arnaldo Jabor, e a peça “Roda Viva” de Chico Buarque encenada por Zé Celso Martinez Corrêa nos anos 1960.

Morre Paulo César Pereio, nome ícone do cinema brasileiro
Foto: Divulgação

Pereio foi casado três vezes e teve quatro filhos, dois deles com Cissa Guimarães, que prestou homenagens ao ex-marido nas redes sociais. Seu filho João Velho agradeceu as mensagens de apoio e destacou a importância do legado de Pereio.

O ator vivia no Retiro dos Artistas desde 2020, buscando segurança durante a pandemia de Covid-19. Colegas de profissão, como Stepan Nercessian e Zezé Motta, lamentaram a perda e destacaram sua contribuição para o cinema brasileiro.

Morre Paulo César Pereio, nome ícone do cinema brasileiro
Foto: Divulgação