Morre, aos 39 anos, a deputada federal Amália Barros

A parlamentar, que tinha apenas um olho por conta de uma toxoplasmose, estava internada desde o dia 1º de maio por conta de um nódulo no pâncreas.

Compartilhe:

Morreu, aos 39 anos, a deputada federal Amália Barros (PL). O óbito foi confirmado pela pela conta oficial da parlamentar no X (antigo Twitter) na madrugada deste domingo (12). Ela estava hospitalizada desde o dia 1º de maio devido a um nódulo no pâncreas.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Eleita deputada federal por Mato Grosso em 2022, Amalia ocupava o cargo de vice-presidente do PL Mulher nacional e participava ativamente das comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dos Direitos da Mulher e da Educação na Câmara dos Deputados.

Natural de Mogi Mirim, no estado de São Paulo, Amália Barros era formada em Jornalismo. Aos 20 anos, perdeu a visão do olho esquerdo devido a uma toxoplasmose, enfrentando ao longo dos anos 15 cirurgias até a remoção do olho e a utilização de uma prótese ocular em 2016.

Desde então, a congressista adotou o gesto da mão cobrindo seu olho esquerdo como sua marca registrada e se dedicou a defender pautas relacionadas à toxoplasmose e à visibilidade das pessoas monoculares.

Morre, aos 39 anos, a deputada federal Amália Barros
Foto: Divulgação

Amália foi uma figura central na aprovação da Lei 14.126/2021, conhecida como Lei Amália Barros, que reconhece a visão com apenas um olho como uma deficiência sensorial.

Em 2021, a política fundou o Instituto Amália Barros, mais tarde renomeado como Instituto Nacional da Pessoa com Visão Monocular, dedicado a campanhas de doação de próteses oculares e assistência às pessoas monoculares. Através dessa instituição, a deputada federal liderava iniciativas de arrecadação de fundos e doações de próteses oculares e lentes esclerais.

Filiada ao Partido Liberal (PL), o mesmo partido pelo qual o ex-presidente Jair Bolsonaro foi eleito em 2018, Amália era aliada da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, tendo registros fotográficos com ambos em suas redes sociais.