Com show de Manu Bahtidão nova ponte em Porto Nacional será inaugurada nesta sexta (14)

Palco será montado ao lado da nova estrutura, construída para atravessar o Rio Tocantins. Banda Forró Sacode também é uma das atrações anunciadas para o evento.

Compartilhe:

A inauguração da nova ponte que atravessa o rio Tocantins, em Porto Nacional, que está marcada para sexta-feira (14), contará com shows de Manu Bahtidão e da Banda Forró Sacode. O governo do Estado anunciou a programação musical nesta segunda-feira (10). O evento ocorrerá após quase cinco anos de construção da nova estrutura.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A ponte anterior, construída nos anos 1970 para o trecho da TO-255, foi condenada em 2013 devido a problemas estruturais. Em 2019, a ponte antiga ficou interditada por quatro meses, sendo posteriormente liberada apenas para motos e pedestres. Caminhões e veículos de grande porte precisavam usar balsas para a travessia.

A nova estrutura possui 90 vigas distribuídas ao longo de 1.088 metros, com uma extensão total de 1.488 metros, incluindo as cabeceiras. A obra teve um investimento de R$ 149 milhões, financiado pelo Governo do Tocantins em parceria com o Banco de Brasília.

A inauguração, aberta ao público a partir das 20h, contará com a presença de políticos, autoridades locais e a comunidade.

Reivindicação antiga

Uma reivindicação antigo dos moradores de Porto Nacional, a construção da nova ponte só foi antendida em 2015, no governo de Mauro Carlesse. Uma empresa foi contratada para construir a nova estrutura, mas a obra enfrentou investigações do Ministério Público do Tocantins (MPTO). O contrato inicial previa um custo de R$ 101,3 milhões. As obras começaram efetivamente em setembro de 2019. Em janeiro de 2023, o governo estendeu o prazo de entrega para 2024.

O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), acompanhado do presidente da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), Marcio Pinheiro, e outras autoridades, inspecionou a estrutura em abril e anunciou a data de inauguração.

No dia 6 de junho, o trecho das obras foi parcialmente interditado para os preparativos do evento de inauguração.