Vídeo mostra desespero enquanto policiais salvam bebê engasgado com leite materno

Caso aconteceu em Palmas. A criança recebeu os primeiros socorros do Batalhão da Polícia Militar e passou pela equipe médica dos bombeiros.

Compartilhe:

Na tarde de quarta-feira (21), uma mãe enfrentou momentos de desespero quando seu bebê de poucos meses engasgou com leite materno e teve dificuldades para respirar. Ela buscou ajuda na Polícia Militar (PM) de Palmas, onde os agentes realizaram manobras que salvaram a vida da criança.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Por volta das 18h30, a mãe levou o bebê ao 6º Batalhão da PM, relatando o engasgo. Rapidamente, o Subtenente Milhomem e Keila Farias, uma funcionária civil, aplicaram os procedimentos de primeiros socorros, incluindo a manobra de desobstrução das vias aéreas por corpo estranho e técnicas de reanimação cardiopulmonar.

Um vídeo divulgado pela Polícia Militar mostra a tensão durante os primeiros socorros. Após tentativas de desobstrução sem sucesso, Keila assumiu o procedimento e conseguiu fazer com que o bebê eliminasse o corpo estranho e voltasse a respirar, enquanto as pessoas ao redor comemoravam aliviadas após ouvirem o choro da criança. Posteriormente, o bebê foi encaminhado para a UPA Sul pelo Corpo de Bombeiros.

Keila relatou os momentos vividos durante o salvamento. Em meio ao desespero da mãe, quem levou o bebê, Kalebe, de apenas dois meses, até os policiais foi uma tia. Keila, movida pelo instinto materno, pediu autorização e assumiu os procedimentos de reanimação.

“Fui lá para ver como poderia ajudar. Estava com os colegas ao lado e começamos a nos ajudar. Peguei o bebê e comecei a fazer as manobras, mais compressões. Graças a Deus e ao trabalho em equipe, conseguimos”, explicou Keila sobre o momento do desengasgo.

“Ver essa situação foi muito emocionante. A mãe e o bebê disse que é de Figueirópolis e veio para um tratamento, pois o bebê sofre de pneumonia. Ela entrou em desespero e uma tia levou a criança até o quartel”, lembrou.

>> Participe da comunidade do #SouMaisNoticias no WhatsApp

O que fazer em casos de engasgo com bebê

  • Primeiro, coloque o bebê de bruços em cima do seu braço ou sobre a perna.
  • Vire a cabeça dele para baixo, segure a boca até ficar meio aberta e faça cinco compressões firmes entre as escápulas (no meio das costas).
  • Dê batidas vigorosas nas costas para conseguir realmente empurrar esse corpo estranho. Com um dedo, abra a boca da criança.
  • Proteja o tórax e vire a criança de barriga para cima em seu braço para observar se ela continua com dificuldades para respirar.
  • Se ela continua com dificuldades para respirar, faça cinco compressões torácicas.
  • Coloque dois dedos na linha entre os mamilos e empurre contra o tórax da criança por cinco vezes por cinco segundos.
  • Tente visualizar o corpo estranho e retire-o da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência.

O Ministério da Saúde orienta os procedimentos a serem tomados em casos de engasgo com bebês, ressaltando a importância de agir rapidamente e procurar atendimento especializado caso a vítima esteja inconsciente.