Três trabalhadores estão internados por intoxicação após vazamento de amônia em frigorífico

Caso aconteceu em Paraíso do Tocantins. Segundo a Secretaria da Saúde, o total de atendimentos médicos relacionados ao caso chegou a 23 pessoas. Dessas, 20 receberam alta.

Compartilhe:

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, três funcionários que foram expostos ao vazamento de amônia em um frigorífico de Paraíso do Tocantins estão sob cuidados médicos no Hospital Regional do município. A pasta informou que até o momento, 23 pessoas receberam atendimento médico relacionado ao incidente. Dessas, 20 já receberam alta.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O vazamento ocorreu na manhã de quarta-feira (24). O frigorífico Plena divulgou nota informando que o incidente envolvendo o “gás de refrigeração” foi prontamente controlado em aproximadamente 20 minutos, e que todos os colaboradores estão em boas condições de saúde, com 15 deles ainda sob observação no hospital. A produção foi temporariamente suspensa durante a manhã e será retomada à tarde.

Sobre os funcionários hospitalizados, a empresa relatou que mantém uma enfermeira de plantão no hospital, com acompanhamento médico para duas pessoas sob observação. Segundo a assessoria do frigorífico, esses pacientes estão em condição estável.

O vazamento de amônia

Os bombeiros foram acionados por volta de 8h30 e relataram que algumas pessoas estavam inconscientes, enquanto outros trabalhadores manifestaram sintomas de ansiedade devido à sensação de formigamento na pele.

Vinte funcionários são levados ao hospital após vazamento de amônia em Frigorífico
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Após a chegada ao local, os bombeiros foram informados de que o vazamento havia sido controlado pela empresa. Durante o atendimento, não foi encontrada nenhuma pessoa inconsciente.

Possível causa

De acordo com os bombeiros, o vazamento de amônia ocorreu em uma bomba centrífuga de NH3, utilizada para refrigeração. Um dos funcionários informou aos bombeiros que uma válvula de pressão havia se rompido após uma queda de energia, e ao ser restaurada, teria causado um aumento de pressão na tubulação, resultando na ruptura da válvula.

Vinte funcionários são levados ao hospital após vazamento de amônia em Frigorífico
Foto: Divulgação

Os bombeiros orientaram a empresa a utilizar exaustores para renovar o ar no ambiente, a fim de restaurar as condições normais ao longo do dia. Felizmente, não houve vítimas graves, e a situação no local foi normalizada.

Posicionamento da empresa

A empresa comunicou que, por volta das 8h de hoje, foi identificado um vazamento de gás de refrigeração em sua unidade em Paraíso do Tocantins (TO). A equipe de segurança do trabalho prestou os primeiros socorros, acionou o Corpo de Bombeiros e controlou o vazamento em cerca de 20 minutos.

Cerca de 15 pessoas receberam atendimento e encontram-se em condição estável. Elas foram encaminhadas para observação em um hospital da cidade.

Por precaução e visando à segurança dos colaboradores, a produção na unidade foi temporariamente interrompida. A retomada das atividades foi autorizada pelo Corpo de Bombeiros e está programada para o período da tarde.