Trecho cede e cratera se forma na avenida Teotônio Segurado na região sul de Palmas

Moradores dos setores Jardim Vitória I e II relatam ter dificuldades de transitar ao centro da cidade por causa do problema.

Compartilhe

O acesso sobre o córrego Santa Bárbara cedeu após fortes chuvas, na região sul de Palmas. No local uma cratera de cerca de 2 metros de profundidade se abriu. O problema dificulta o tráfego de moradores dos setores Jardim Vitória I e II.

As manilhas ficam em um trecho de terra da avenida Teotônio Segurado, que corta a capital de norte a sul. No local passam centenas de pessoas todos os dias. Para se deslocar dessa região até o centro da cidade é um desafio. Motoristas precisam percorrer outro trajeto, o que aumenta a distância. Além disso, moradores têm medo de acidentes.

O estudante Naliel Rodrigues, morador do Jardim Vitória se reclama dos riscos. “Não tem nenhuma sinalização, antes os moradores fizeram, mas como a chuva veio, tirou. É perigoso. Eu tenho medo porque passo aqui quase todos os dias”.

“Tinha que fazer uma galeria, algo que pudesse facilitar as passagens de alguém. Pelo menos sinalizasse para indicar que tem perigo. Nem isso, as fitas zebradas foram colocadas por pessoas. Outros que já conhecem vêm devagar e param”, reclamou o serralheiro João Santana.

Para chegar em casa, Geraldo Alencar conta que precisa dar uma volta de cerca de 5 quilômetros. “A gente não passa por aqui, tem que desviar mais longe, dobrar três vezes a viagem para ir ao Taquari”.

O que diz a prefeitura

A Prefeitura de Palmas esclarece que a via em questão foi um caminho de serviços feito por uma construtora na lateral da continuidade da Av. Teotônio Segurado, para dar suporte à obra de implantação da Estação de Tratamento de Esgoto na região do Taquari. Esse caminho acabou sendo utilizado pelos chacareiros da região e mais recentemente, os moradores do Jardim Vitória II também começaram a fazer uso desse leito viário para diminuir a distância até o centro da cidade.

Para dar suporte aos pedestres, ciclistas e motociclistas, a Prefeitura de Palmas instalou uma estrutura metálica sobre o Córrego Santa Bárbara, e manilhas em um braço, no entanto, essas estruturas foram improvisadas apenas para facilitar o deslocamento dos chacareiros, sendo que o local não tem capacidade para suportar maior fluxo de transeuntes.

Informa que a ponte definitiva sobre o Córrego Santa Bárbara já está projetada e que está buscando recursos para a implantação dessa obra e a continuidade da Av. Teotônio Segurado no sentido Sul. Enquanto isso, os moradores dessa região devem continuar utilizando a Av. Perimetral que fica ao lado da TO-050 para que seus deslocamentos ocorram com segurança, por ser este o sistema oficial para mobilidade dos moradores da região.

A Prefeitura esclarece também que quando cedeu a primeira parte do local, a Defesa Civil (DC) interditou o espaço em dezembro de 2021. Porém com o agravamento da situação, o restante da via também cedeu. A DC continua monitorando o local e ainda essa semana será instalada a sinalização na ponte de ferro informando o uso correto do espaço.

*Por G1