Tocantins tem dois alertas de chuvas intensas para este fim de semana

Temperatura pode passar dos 30°C, mas previsão é de temporais para os próximos dias.

Compartilhe:

No Tocantins, as celebrações de Natal podem ser marcadas por condições climáticas adversas, pois o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas nesta sexta-feira (22), primeiro dia do nosso verão chuvoso. Os alertas abrangem diferentes regiões do estado, com graus de perigo variados.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Um alerta de grau de perigo em potencial engloba as regiões norte, central e sudeste, enquanto outro, com grau de severidade de perigo, abrange o sul do estado e a região da Ilha do Bananal. Os alertas estão em vigor desde as 10h desta sexta-feira e permanecerão até domingo (24), véspera de Natal.

O Inmet prevê que o verão será caracterizado pelo aumento da temperatura em todo o Brasil, devido à posição da Terra em relação ao Sol mais ao sul. Durante os próximos meses, os dias serão mais longos do que as noites, criando um ambiente propício para ocorrência de temporais.

Para o sábado (23) em Palmas, a previsão é de muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada durante a manhã e a tarde, com temperaturas variando entre 25°C e 34°C. No domingo, a temperatura pode atingir até 36°C.

Em Gurupi, no sul do estado, o final de semana será marcado por tempo nublado, pancadas de chuva e trovoadas, com temperaturas variando de 25°C a 35°C.

No norte do estado, em Araguaína, o céu estará predominantemente encoberto durante o fim de semana, com temperatura mínima de 24°C e máxima de 33°C.

Durante o período abrangido pelos alertas, são esperadas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos de 60 a 100 km/h. Portanto, a população é aconselhada a buscar abrigo em locais seguros durante os temporais para evitar acidentes relacionados à incidência de raios ou à energia elétrica.

>> Participe da comunidade do #SouMaisNoticias no WhatsApp.