Quase meio milhão de raios caíram no Tocantins no primeiro mês de 2024

Dados da Energisa apontam que os registros de descargas atmosféricas tem aumentado com o passar dos anos. No ano passado 5,1 milhões de raios atingiram o estado.

Compartilhe:

Devido ao fenômeno climático El Niño, que deve persistir até abril deste ano, o estado do Tocantins tem observado um aumento significativo na incidência de descargas atmosféricas. Somente em janeiro deste ano, 494.418 raios atingiram a região. Atualmente, o Tocantins está sob alerta amarelo devido às chuvas intensas, conforme indicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Esses dados são resultado de um monitoramento realizado pelo grupo Storm em colaboração com a Energisa. No ano de 2023, mais de 5,1 milhões de descargas atmosféricas foram registradas no estado, um número significativamente maior em comparação ao ano anterior, que teve 3,4 milhões de raios.

Em janeiro deste ano, um incidente ilustra os perigos dessas descargas: 11 vacas foram mortas após serem atingidas por um raio em Taipas, localizado na região sudeste do Tocantins. Os animais estavam debaixo de uma árvore no momento do ocorrido.

Danos em equipamentos

Durante este período chuvoso, as descargas atmosféricas podem ocasionar oscilações na energia elétrica, resultando em danos aos equipamentos domésticos. Em caso de queima de algum dispositivo, os consumidores têm o direito de solicitar o ressarcimento dentro de um prazo de 90 dias, de acordo com o Procon Tocantins.

Após receber a solicitação, a concessionária de energia tem o dever de responder ao consumidor em até 15 dias. Uma vistoria para comprovar o problema deve ser realizada dentro de 10 dias, e esse procedimento não deve acarretar custos ao consumidor.

Posteriormente, a empresa tem mais 20 dias para providenciar o conserto, substituição ou ressarcimento do valor do produto danificado. No caso de eletrodomésticos essenciais, como geladeiras, utilizados para a conservação de alimentos ou medicamentos, esse prazo é significativamente reduzido para um dia.

>> Participe da comunidade do #SouMaisNoticias no WhatsApp

Recomendações

Devido à alta incidência de raios no Tocantins devido à sua localização geográfica e clima, algumas precauções são recomendadas:

  • Evitar abrigar-se debaixo de árvores durante rajadas de vento.
  • Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.
  • Evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante tempestades.
  • Não utilizar equipamentos elétricos em tomadas localizadas em paredes úmidas.
  • Evitar realizar manutenções durante períodos de chuva.
  • Manter distância de áreas abertas, como campos de futebol, piscinas, lagos, árvores, antenas e locais elevados durante tempestades.
  • Em caso de informações ou acidentes relacionados, entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Previsão de chuvas

Para esta terça-feira (6), prevê-se pancadas de chuva pela manhã e à tarde, com temperatura máxima de 33 graus e mínima de 23. Na quarta-feira (7), a previsão é de chuvas e céu nublado.

No norte do estado, em Araguaína, o Inmet prevê pancadas de chuva na terça-feira, com temperatura máxima de 33 graus e mínima de 24. Na quarta-feira, a previsão também indica céu nublado.