Polícia encontra até tubarão em criadouro clandestino de animais exóticos no DF

Investigadores acreditam que o Local pode ter ligação com esquema de tráfico de animais e com caso de cobra Naja que picou estudante de medicina veterinária.

Compartilhe:

 

A Polícia Civil do Distrito Federal localizou um tubarão em um criadouro clandestino de animais exóticos na tarde desta sexta-feira (10). Além do peixe, os policiais encontrara outros animais aquáticos, cobras e aves exóticas em uma casa em Vicente Pires. Investigadores acreditam que o local pode ter ligação com esquema de tráfico de animais e com caso de cobra Naja que picou estudante de veterinária na última terça-feira (7).

A ação que resultou na localização dos animais foi deflagrada por policiais Delegacia Especial de Combate à Ocupação Irregular do Solo e aos Crimes Contra a ordem Urbanística e Meio Ambiente (Dema) após denúncia anônima. O tubarão estava em um aquário e o proprietário da residência não apresentou nenhum documento para a criação do peixe.

Segundo o especialista Rodrigo Barreto, do Instituto Chico Mendes de Itajaí (SC), o animal pertence à espécie tubarão-lixa, que está ameaçada de extinção. Outros animais aquáticos, cobras e aves exóticas foram encontradas no mesmo local. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vão fazer a identificação das espécies.

Caso Naja

Na última terça-feira (10), o estudante de medicina veterinária, Pedro Henrique Santos Krambeck Lehmkul, de 22 anos, foi picado por uma cobra do gênero Naja, no Gama, DF. Ele precisou ser submetido a sessões de hemodiálise, já que o veneno do animal atacou seus rins, e ficou em coma induzido.

Os investigadores suspeitam que a serpente, comumente encontrada na África, no Sudoeste da Ásia, Sul da Ásia e Sudeste Asiático, tenha sido alvo de tráfico internacional de animais exóticos.

Foto: Divulgação