Morador captura sucuri de 4 metros por esta estar se alimentado de sua criação de patos em galinhas em Palmas; Vídeo

A recomendação da Divisão Ambiental da Guarda Metropolitana da capital é para que casos como esse se comunique aos órgãos ambientais e solicite a captura.

Compartilhe

Incomodado com a presença de nada menos do que de uma sucuri de aproximadamente quanto metros, um morador de Palmas não hesitou em capturar o animal e entregá-lo aos agentes ambientais da Guarda Metropolitana de capital. A ocorrência foi registrada na tarde desta quinta-feira (14).

Segundo a Guarda, o morador, que mora na Arno 14, disse que a sucuri estava há algum tempo se alimentando da criação de galinhas e patos, em sua residência.

“O animal havia acabado de comer um de meus patos, o que facilitou a captura, por isso conseguimos imobilizá-la e transportá-la de forma segura à sede da Guarda Metropolitana”, conta.

Após ser avaliada, a cobra foi devolvida ao seu ambiente natural, no Parque Estadual do Lajeado.

O gerente da Divisão Ambiental da Guarda Metropolitana, Leônidas Castro, explica que o correto é comunicar aos órgãos ambientais e solicitar a captura do animal. “Em casos como esse pedimos que a pessoa mantenha uma distância segura do animal e ligue imediatamente para o número 153, solicitando a captura”, disse.

Ainda segundo o agente, mesmo que a captura da sucuri tenha sido feita de forma segura, o animal pode oferecer riscos. “Quando se sentem ameaçadas pelo homem, as sucuris geralmente mordem como forma de defesa. A captura e a manipulação inadequada destas cobras costumam resultar em acidentes”, alerta.