Jalapão está entre destinos mais desejados pelos brasileiros

Dados foram divulgados pelo Ministério do Turismo em parceria com o Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem.

Compartilhe:

O Jalapão figura entre os 15 destinos mais cobiçados pelos brasileiros em 2024, conforme aponta uma pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo em parceria com o Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem. Este levantamento revela as preferências para viagens de lazer nos próximos meses, destacando o Jalapão como um dos destinos turísticos mais reconhecidos no Brasil.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O Parque Estadual do Jalapão, considerado um patrimônio natural brasileiro, também registrou um crescimento significativo no número de visitantes ao longo de 2023. Segundo dados do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), 53.966 turistas escolheram explorar as belezas das dunas, cachoeiras e fervedouros do Jalapão, representando um aumento de 11% em relação a 2022, quando 47.871 visitantes exploraram o parque.

Os roteiros para explorar a região geralmente variam de R$ 2.000 a R$ 5.000 por pessoa, com a maioria dos pacotes iniciando e terminando em Palmas, com duração de três a cinco dias. Os custos incluem despesas com hospedagem, refeições (café da manhã, almoço e jantar) e até mesmo água durante os trajetos entre os atrativos.

Cachoeira da Formiga no Jalapão
Cachoeira da Formiga

Os itinerários que contemplam visitas incluem as famosas dunas, aos fervedouros Buritis, Macaúbas e Bela Vista, à Cachoeira do Formiga, além de passeios às comunidades quilombolas. Para quem dispõe de mais tempo, há a possibilidade de explorar a Pedra Furada, cânions, cachoeiras e outros atrativos da região.

O Jalapão abrange uma área de aproximadamente 158 mil hectares e está localizado na cidade de Mateiros, com limites alcançando as divisas dos municípios de Ponte Alta do Tocantins, São Félix do Tocantins e Novo Acordo. Os turistas costumam se hospedar em Mateiros, cerca de 300 km da capital, Palmas, utilizando carros traçados devido às estradas de terra e riscos de atoleiro, característicos do terreno arenoso da região.

>> Participe da comunidade do #SouMaisNoticias no WhatsApp

Além de suas belezas naturais, o Jalapão ficou conhecido nacionalmente por ser cenário da novela ‘O Outro Lado do Paraíso’ em 2017, proporcionando visibilidade aos encantos do local.

Jalapão foi cenário de novela.
Jalapão já foi cenário de novela.

Confira os destinos turísticos mais desejados pelos brasileiros, conforme a pesquisa:

  1. Salvador (BA)
  2. Fernando de Noronha (PE)
  3. Rio de Janeiro (RJ)
  4. Lençóis Maranhenses (MA)
  5. Florianópolis (SC)
  6. Foz do Iguaçu (PR)
  7. Maragogi (AL)
  8. Bonito (MS)
  9. Chapada dos Veadeiros (GO)
  10. Ilha de Marajó (PA)
  11. Campina Grande (PB)
  12. Manaus (AM)
  13. Jalapão (TO)
  14. Monte Roraima (RR)
  15. Alter do Chão (PA)