Idosa que perdeu filho para a Covid há três meses está intubada em hospital de Porto Nacional a espera de vaga em UTI

Maria dos Anjos Soares de Abreu está há quatro dias precisando de um leito. Ela é uma das 22 pessoas que aguardam vagas de terapia intensiva no estado e enquanto isso, sete UTIs estão bloqueadas em hospitais.

Compartilhe:

Maria dos Anjos Soares de Abreu, de 71 anos, que há três meses perdeu o filho mais novo para o coronavírus e agora luta contra a mesma doença está a espera de uma vaga em uma UTI-Covid. Ela está entre as 22 pessoas estão na fila de espera por uma dessas vagas. A rede pública de saúde do Tocantins tem apenas cinco leitos de UTI Covid-19 disponíveis na tarde deste sábado (12).

A idosa está há uma semana internada no Hospital Regional de Porto Nacional e desde a última quarta-feira (9) ela aguarda pelo leito UTI. Maria dos Anjos idosa é hipertensa e está intubada em uma ala chamada de covidário. A família é de Brejinho de Nazaré, na região central do estado, e está desesperada.

“Estamos desesperados porque há três meses nós perdemos um irmão que era saudável de tudo, mas devido às complicações da Covid ele não resistiu. O que ocasionou a morte dele foi a questão da dificuldade em encontrar vaga na UTI, quando ele conseguiu, dois dias depois faleceu”, disse um dos filhos, que pediu para não ter o nome divulgado.

Enquanto esses 22 pacientes aguardam por um leito, sete UTIs estão bloqueadas neste sábado (12) segundo os dados do portal Integra Saúde. Os bloqueios ocorrem em dois hospitais particulares contratados pelo governo do estado para atender pacientes da rede pública.

Conforme os dados da Secretaria de Estado da Saúde, até às 15h30 deste sábado (12) havia somente duas vagas de UTI disponível na capital, uma no Hospital Geral de Palmas e outra no Hospital Santa Thereza. Outras duas estavam abertas no Hospital Regional de Araguaína e a última na unidade de Augustinópolis, ambas no norte do estado.

Fila de espera por leitos de UTI neste sábado (12) — Foto: Reprodução/Integra Saúde
Fila de espera por leitos de UTI neste sábado (12) — Foto: Reprodução/Integra Saúde