Homem com crise respiratória é removido pelo Samu em Palmas; vídeo

Imagens foram gravadas na frente de prédio na 204 Sul. Secretaria Municipal de Saúde confirmou que paciente teve contato com mulher que testou positivo para Covid-19.

Compartilhe:

 

Vídeos que mostram um homem sendo atendido por socorristas do Samu totalmente cobertos por roupas de proteção circulam nas redes sociais, neste sábado (21). O caso aconteceu no início da tarde, na frente de um prédio na 204 Sul, na região central da cidade, no início da tarde.

O atendimento foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde. A pasta informou que o paciente teve contato com a primeira pessoa que testou positivo para coronavírus no estado.

De acordo com a secretaria, o paciente apresentava tosse e falta de ar. Ele relatou aos socorristas que é portador de bronquite asmática e teve contato com a advogada que testou positivo para Covid-19 após chegar de um congresso em Fortaleza (CE).

O homem disse ainda que trabalha na área de segurança pública. Ele foi removido pela equipe de socorristas e conduzido até um hospital particular de Palmas, onde vai passar por exames e ficar sob observação.

Conforme a secretaria, os profissionais do Samu que aparecem no vídeo, por lidarem diretamente com os pacientes, seguiram os protocolos legais e utilizaram EPIs para proteger todo o corpo, evitando contato com o paciente.

A Secretaria Municipal de Saúde informou também que o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Palmas (CIEVS) está realizando o monitoramento do caso e solicitou o isolamento domiciliar de todos que tiveram contato com o paciente.

Secretaria de segurança pública

A Secretaria de Estado da Segurança Pública confirmou a internação de um dos seus agentes de polícia. Disse que ele é de fato esposo de uma das policiais civis que esteve no evento onde se encontrava a paciente, que foi a primeira a ter confirmação positiva para a Covid-19 (novo Coronavírus).

A SSP informou ainda, que já adotou os protocolos de prevenção preconizados pela Secretaria de Estado da Saúde e que as policiais que mantiveram contato com a paciente número um estão sendo monitoradas.

 

Casos no Tocantins

Neste sábado (21) foi confirmado o segundo caso de coronavírus no Tocantins Segundo as informações, trata-se de uma paciente de 47 anos, hipertensa, que também teve contato com o primeiro caso confirmado no estado, uma advogada de 42 anos. As duas estão em isolamento domiciliar.

Até a manhã deste sábado, são 67 casos suspeitos e 16 descartados em todo o estado.

A recomendação das autoridades é que a população permaneça dentro de casa para reduzir a disseminação da doença. A transmissão se dá pelo contato com as pessoas infectadas ou ainda por superfícies não higienizadas. A principal orientação é lavar bem as mãos e evitar contato com os olhos, boca e nariz.