Advogada tenta entrar em presídio de Palmas com celulares escondidos dentro de TV

Flagrante foi na Casa de Prisão Temporária da capital. Televisão seria entregue para um preso, mas objetos foram encontrados por agentes penitenciários ao passar por Raio-X.

Compartilhe:

Uma advogada foi flagrada tentando entrar na Casa de Prisão Provisória (CPP) de Palmas com celulares e carregadores. A ocorrência foi nesta quarta-feira (13) e ela levada para delegacia de Polícia Civil. De acordo com Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), os itens estavam escondidos dentro de uma televisão que seria entregue para um preso que é cliente da suspeita.

A advogada não teve o nome divulgado. Segundo a pasta, e após o aparelho ser passado pelo Raio-X, “foi verificado que continha objetos ilícitos”. Trata-se de quatro celulares e quatro carregadores e uma serra, que foram apreendidos por agentes penitenciários.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Tocantins informou que está acompanhando o caso e que, até o momento, a Procuradoria esclarece que a advogada foi conduzida à delegacia como testemunha do caso e liberada após prestar depoimento. “Desde que foi comunicada do fato, a OAB/TO acionou imediatamente a Procuradoria de Prerrogativas para acompanhar o caso para preservar os direitos da advogada”, informou.

As visitas ao presídio tinham sido suspensas na primeira semana de janeiro após um detento ser diagnosticado com coronavírus. Na época a Seciju informou que, para evitar novas confirmações entre presos e servidores, a suspensão valeria até o dia 20 de janeiro, podendo ser prorrogada.

Nesta quarta-feira (13), após o flagrante com a advogada, a pasta confirmou que as visitas permanecem suspensas, e que a mulher estava na unidade apenas para entregar o equipamento para o cliente.

“As atividades do projeto “Televisita”, que permitem ligações telefônicas e por videochamadas entre os custodiados e seus familiares, seguem normalmente, e a entrega de itens autorizados pela administração penitenciária às pessoas privadas de liberdade cumpre cronograma específico da unidade”, informou a secretaria.