Ações para preservação da Bacia dos Rios Formoso e Urubu serão avaliadas em audiência

Compartilhe:

Acontece nesta quinta-feira (31/8), a 3ª audiência pública no município de Lagoa da Confusão para avaliar os resultados parciais do projeto de gestão de alto nível da bacia hidrográfica dos rios Formoso e Urubu. A realização é da Comarca de Cristalândia e tem o objetivo de mediar acordo que vise a sustentabilidade na região.

A audiência ocorrerá no Centro Cultural de Lagoa da Confusão, a partir das 9 horas, e contará com a participação dos produtores da região, representantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT), do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins),do Comitê Gestor da Bacia,  daSecretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado e do Ministério Público Estadual (MPE). Na ocasião serão debatidas e deliberadas novas medidas que visam a preservação dos recursos hídricos da bacia.

Entenda

Em setembro do ano passado, o MPE ingressou com uma ação cautelar pedindo a suspensão das outorgas de captação de água na bacia dos rios Formoso e Urubu por conta da escassez do recurso natural na região. Em busca de uma solução que proporcionasse segurança ambiental aos mananciais e ainda a sustentabilidade do agronegócio da região, o juiz titular da comarca de Cristalândia procurou ajuda da UFT para elaboração de uma proposta para monitoramento da utilização da água pelos produtores e diversas medidas já estão sendo tomadas. “O rio está sofrendo justamente porque nunca foi exercido controle e o que se tinha no passado eram outorgas concedidas a vários produtores”, afirmou o juiz Wellington Magalhães, que estará a frente da mediação.

Foto: Divulgação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *