Vídeo: Redemoinho de poeira gigante chama a atenção de moradores da região norte de Palmas

Comum nesta época do ano, a temperatura muito elevada é o fator principal para a formação deste fenômeno.

Compartilhe:

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Um imenso redemoinho chamaram a atenção dos moradores da região norte de Palmas. O fenômeno foi registrado entre as Arnos 32 e 42 (305 e 405 Norte). Também chamado de tromba de poeira, esse fenômeno é ocasionado por fortes ventos, comuns durante o atual período de seca e temperatura elevava que o estado do Tocantins está atravessando.

Um vídeo registrado por pessoas que passavam pelo local durante a tarde de quinta-feira (27) mostra a intensidade da rotação do redemoinho. Felizmente, não havia ninguém por perto, e a poeira dissipou-se rapidamente após alguns minutos. Assista o vídeo:

Os redemoinhos de poeira são colunas giratórias de poeira que se elevam do chão. Suas dimensões, tanto em altura vertical quanto em largura, podem variar consideravelmente. Eles podem se estender por algumas centenas de metros acima do solo e até se deslocar para diferentes locais.

A temperatura muito alta é o fator principal para a formação desse fenômeno, e é por isso que eles podem também surgir em meio ao fogo de queimadas.

O registro do fenômeno serve como um lembrete dos efeitos do clima seco e dos fortes ventos nesta época do ano, destacando a importância de se tomar precauções e estar atento às condições climáticas durante o período de seca.