>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de cor amarela para chuvas fortes em todo o Tocantins. A precipitação pode variar de 20 a 30 milímetros por hora. O aviso é válido até terça-feira (2), às 10h.
O alerta amarelo indica um perigo potencial, de acordo com o Inmet. Durante esse período, os residentes devem estar atentos a rajadas de vento e ao uso de dispositivos conectados à tomada durante tempestades elétricas.
Segundo o Instituto, apesar das orientações, há um baixo risco de interrupção de energia elétrica, queda de galhos de árvores, inundações e descargas elétricas.
Previsão do Tempo
Em Palmas, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas nesta terça-feira (2). A temperatura máxima será de 32 ºC e mínima de 22 ºC.
No norte do estado, em Araguaína, também deve chover durante todo o dia. A temperatura mínima será de 24 graus e a máxima de 30.
Em Dianópolis, a temperatura máxima deve ser de 29 graus com possibilidade de queda e mínima de 22 graus. No município, são esperadas pancadas de chuvas e trovoadas isoladas.
Orientações
- Não se abrigue debaixo de árvores durante rajadas de vento
- Não estacione veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda
- Evite usar dispositivos eletrônicos conectados à tomada
- Se notar que uma parede da sua casa está úmida, não ligue equipamentos elétricos nas tomadas instaladas nela
- Não realize manutenções quando estiver chovendo
- Mantenha-se afastado de áreas abertas, como campos de futebol. Também mantenha distância de piscinas, lagos, árvores, antenas e locais elevados
- Para informações ou em caso de acidentes, ligue para a Defesa Civil pelo 199 ou para o Corpo de Bombeiros pelo 193
- Médico goiano morre em acidente e carro fica destruído em rodovia do Tocantins
- Interprete de Jesus em Via-Sacra é eletrocutado durante crucificação; Vídeo
- Briga por rede de pesca termina com homem assassinado pelas costas em praia de SC; Vídeo
Danos em equipamentos, o que fazer?
Se algum equipamento doméstico queimar devido a oscilações de energia, o proprietário deve solicitar o reembolso dentro de um prazo de 90 dias, de acordo com o Procon Tocantins. A concessionária, após receber o pedido, deve responder ao consumidor em até 15 dias.
Uma inspeção deve ser realizada para comprovar o problema em um prazo de 10 dias. Este procedimento, segundo o Procon, não deve ter nenhum custo para a pessoa que perdeu o bem. Após esse prazo, a empresa também terá mais 20 dias para providenciar o conserto, substituição ou mesmo o reembolso do valor do produto queimado.
Se for uma geladeira ou outro eletrodoméstico que é usado para a conservação de alimentos ou medicamentos, esse prazo é consideravelmente reduzido.
>> Participe da comunidade do #SouMaisNoticias no WhatsApp