Tocantins segue com alerta de chuvas intensas neste domingo, aponta Inmet

Estado vem registrando grandes volumes de chuvas desde o fim de dezembro e até a manhã deste sábado (8) acumulava 844 pessoas que precisaram deixar suas casas após enchentes.

Compartilhe:

O Tocantins segue com alerta de chuvas intensas para este domingo (9) em todo território. O estado vem registrando grandes volumes de chuvas desde o fim de dezembro e até a manhã deste sábado (8) acumulava 844 pessoas que precisaram deixar suas casas após enchentes.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em vigor tem nível laranja, com previsão de chuvas de até 100 milímetros por dia e ventos intensos acima de 60 km/h. Há riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Famílias são resgatadas no norte do TO após enchente – Foto: Defesa Civil TO

Em todo o estado há pelo menos 15 trechos de rodovias estaduais que sofreram impactos das chuvas desde o fim de 2021. Também há comunidades ilhadas e casas alagadas, principalmente na região norte do estado.

O alerta laranja deve permanecer em vigor pelo menos até o fim da manhã deste domingo (9). Veja algumas orientações de segurança:

  • Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia
  • Observe alteração nas encostas
  • Permaneça em local abrigado
  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)

*Por G1