Tocantins registra terceira morte de indígena em decorrência da Covid-19

Vítima estava internado no Hospital Regional de Paraíso. Ele era da etnia Javaé e morava na região de Lagoa da Confusão.

Compartilhe:

 

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A terceira morte de indígena por complicações devido ao novo coronavírus foi registrada no Tocantins. A informação foi confirmada pelo Ministério do Tocantins nesta quinta-feira (16). A vítima é um homem da etnia Javaé e morava em uma aldeia perto da cidade de Lagoa da Confusão. 

O indígena, que não teve nome e idade informados, estava internado com a doença no Hospital Regional Dr. Alfredo Oliveira Barros, em Paraíso do Tocantins. Segundo o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) ele morreu na noite da quarta-feira (15).

A primeira morte em decorrência do coronavírus entre os povos indígenas do estado foi no último dia 10 de julho, quando o ex-cacique da Aldeia São João, Juraci Wasari Javaé, morreu. Ele morava na ilha do Bananal, perto de Formoso do Araguaia. No dia 12 ocorreu o segundo óbito em outra reserva, do ancião João Sõzê, de 89 anos, que morava na região de Tocantínia.

O Ministério da Saúde informou que uma Equipe de Resposta Rápida do DSEI está percorrendo as comunidades da etnia Javaé realizando ações de combate e prevenção à Covid-19. O órgão afirmou também que a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI) do DSEI Tocantins encontra-se nas aldeias prestando assistência à comunidade.

O boletim mais atualizado do Ministério da Saúde trouxe que há 238 casos confirmados de Covid-19 entre indígenas no Tocantins sendo que 219 são considerados casos ativos, em que os pacientes ainda podem infectar outras pessoas.