Tocantins é o 3º estado do país com maior alta no número de assassinatos

Dados são do Monitor de Violência e referentes ao 1ª semestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado. Enquanto os números subiram no estado, no Brasil houve queda de 3,4%.

Compartilhe:

O Tocantins figura como o terceiro estado do Brasil com o maior aumento no número de homicídios no primeiro semestre de 2023. Durante esse período, foram registradas 227 vítimas de crimes violentos, marcando um aumento de 8,6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando houve 209 vítimas.

Embora o estado esteja entre os dez que apresentaram um aumento nas mortes violentas, a nação como um todo registrou uma diminuição de 3,4% comparado ao primeiro semestre do ano anterior.

A Secretaria de Segurança Pública, por meio de comunicado, afirmou que não há nenhuma localidade tocantinense entre as mais violentas do país. Acrescentou que os números de crimes violentos têm diminuído, particularmente até 16 de agosto. A secretaria também mencionou seus esforços na repressão às facções criminosas e ao tráfico, enfatizando prisões e investigações em relação a todas as mortes.

O levantamento foi conduzido pelo g1, por meio do Monitor da Violência, projeto colaborativo com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os números contemplam homicídios dolosos (incluindo feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, compreendendo os chamados crimes violentos letais e intencionais.

Vale ressaltar que o total de mortes violentas pode ser superior, uma vez que esse levantamento não considera os óbitos decorrentes de intervenções policiais. Nesse caso, estima-se que o Tocantins teria pelo menos mais 20 mortes no primeiro semestre.

No primeiro trimestre, o Tocantins já havia ultrapassado os números do ano anterior, com 103 mortes registradas entre janeiro e março, em comparação com as 96 ocorridas no mesmo período de 2022.

Quanto à distribuição mensal, maio foi o mês com o maior índice de crimes violentos, totalizando 48 mortes. Essa cifra foi influenciada principalmente pela onda de violência em Palmas, onde ocorreram 25 homicídios somente entre 1º e 31 de maio.

Confira o levantamento mensal dos crimes violentos no estado:

  • Janeiro: 45
  • Fevereiro: 33
  • Março: 27
  • Abril: 39
  • Maio: 48
  • Junho: 35

>> Participe da comunidade do #SouMaisNoticias no WhatsApp.

*Com informações do G1