O Tocantins figura como o terceiro estado do Brasil com o maior aumento no número de homicídios no primeiro semestre de 2023. Durante esse período, foram registradas 227 vítimas de crimes violentos, marcando um aumento de 8,6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando houve 209 vítimas.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Embora o estado esteja entre os dez que apresentaram um aumento nas mortes violentas, a nação como um todo registrou uma diminuição de 3,4% comparado ao primeiro semestre do ano anterior.
- Homem de 35 anos é assassinado a tiros no meio de rua na região sul de Palmas
- Vídeo flagra suspeitos fugindo após homem ser assassinado na porta de casa no norte do Tocantins
- Homem é assassinado a tiros enquanto bebia com amigo no quintal de casa em Araguaína
A Secretaria de Segurança Pública, por meio de comunicado, afirmou que não há nenhuma localidade tocantinense entre as mais violentas do país. Acrescentou que os números de crimes violentos têm diminuído, particularmente até 16 de agosto. A secretaria também mencionou seus esforços na repressão às facções criminosas e ao tráfico, enfatizando prisões e investigações em relação a todas as mortes.
O levantamento foi conduzido pelo g1, por meio do Monitor da Violência, projeto colaborativo com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os números contemplam homicídios dolosos (incluindo feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, compreendendo os chamados crimes violentos letais e intencionais.
- Garoto de 16 anos é assassinado a tiros na região sul de Palmas; vítima foi baleada na frente do irmão mais novo
- Homem é assassinado com pelo menos 10 tiros na região sul de Palmas
- Jovem é assassinado com três tiros em praça pública de Palmas
Vale ressaltar que o total de mortes violentas pode ser superior, uma vez que esse levantamento não considera os óbitos decorrentes de intervenções policiais. Nesse caso, estima-se que o Tocantins teria pelo menos mais 20 mortes no primeiro semestre.
No primeiro trimestre, o Tocantins já havia ultrapassado os números do ano anterior, com 103 mortes registradas entre janeiro e março, em comparação com as 96 ocorridas no mesmo período de 2022.
- Homem mata ex a tiros no meio da rua e depois atira na própria cabeça no norte do Tocantins
- Homem morre após ser baleado com vários tiros durante festa em praia de Palmas
Quanto à distribuição mensal, maio foi o mês com o maior índice de crimes violentos, totalizando 48 mortes. Essa cifra foi influenciada principalmente pela onda de violência em Palmas, onde ocorreram 25 homicídios somente entre 1º e 31 de maio.
Confira o levantamento mensal dos crimes violentos no estado:
- Janeiro: 45
- Fevereiro: 33
- Março: 27
- Abril: 39
- Maio: 48
- Junho: 35
>> Participe da comunidade do #SouMaisNoticias no WhatsApp.
*Com informações do G1