>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Servidores da educação do município de Riachinho fizeram um ato público em frente à prefeitura local, nesta sexta-feira (11). Segundo a categoria, a mobilização é contra o retrocesso e retirada de direitos e pelo pagamento do terço de férias, data-base, Piso Nacional e pagamento integral do mês de janeiro. O protesto pacífico foi realizado pelas principais ruas da cidade.
A pauta que unifica as diversas categorias da educação do município é para cobrar da prefeita Diva de Melo, o cumprimento dos direitos permitidos por lei. No mês passado, a prefeita recebeu em seu gabinete diretores do Sintet Regional de Araguaína, onde se comprometeu com a categoria em viabilizar os pagamentos em atraso.
De acordo com a entidade que representa os trabalhadores em educação, além dos direitos dos trabalhadores foi instituído uma comissão de processo administrativo para apurar as irregularidades na concessão das progressões, além de constatarem por meio de levantamentos da entidade, pagamentos irregulares no Fundeb 40.
De acordo com a diretoria da entidade Rosy França, “esse é um movimento para reivindicar o reajuste salarial entre outros direitos que os servidores possuem. A prefeita vem falando das dificuldades em efetuar os pagamentos para o servidor. Queremos que a categoria tenham a reposição salarial, que não é nem sequer aumento. O que nós esperamos do executivo é que pelo menos nos recebesse de portas abertas, ao contrário do que fomos recebidos aqui hoje, em meio ao expediente a prefeitura de portas fechadas, precisamos discutir como vai ficar essa situação”. explicou.