Secretaria da Saúde descarta gripe H1N1 para morte de caminhoneiro em Gurupi

Compartilhe:

A Secretaria de Estado da Saúde descartou a suspeita de gripe H1N1 para a morte do caminhoneiro Rodrigo Nestor Ferreira, de 42 anos. Ele morreu na última quarta-feira (4), no Hospital Regional de Gurupi. O caminhoneiro foi enterrado em Aliança do Tocantins, após ser velado com caixão fechado.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Até o momento o estado não tem nenhum caso da doença confirmado.

Rodrigo Nestor deu entrada no Hospital Regional da cidade com falta de ar e febre. Ele veio a óbito por volta das 21h de quinta-feira (5).

O resultado dos exames feito a partir de amostras colhidas com o resultado negativo foi divulgado na manhã deste sábado (7) pela Secretaria.

No Tocantins os casos suspeitos da doença são notificados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A partir daí são realizados exames para identificar o tipo de vírus, entre eles a Influenza A, que é dividida em dois tipos: H1N1 e H3N2, ou Influenza B.

Em 2017 foram notificados 73 casos de SRAG e houve 1 caso confirmado de H3N2. Em 2018, até o momento 13 casos suspeitos de influenza foram notificados e todos descartados.

Os principais sintomas da gripe H1N1 são os mesmos de um estado gripal comum, como febre que dura entre 3 e 5 dias, tosse seca, secreção e dores no corpo. Se os sintomas persistirem por vários dias a recomendação é procurar atendimento médico.

A melhor forma de prevenir a doença é por meio da vacinação, que está disponível nas salas de vacinação do Estado. Outra forma de prevenir a transmissão do vírus é a higienização das mãos, principalmente com álcool gel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *