Rodovia que vai para o Jalapão começa a receber asfalto

Primeira etapa da pavimentação deve cobrir o trecho de 50 quilômetros entre Lagoa do Tocantins e São Félix. Data para a obra ser entregue ainda não foi anunciada.

Compartilhe:

A TO-247 começou a receber os primeiros metros de ‘capa asfáltica’ no trecho de 50 km entre Lagoa do Tocantins e São Felix. A obra é muito aguardada porque esta é a estrada que liga Palmas ao Jalapão, principal destino turístico do Tocantins. O Parque Estadual é famoso pelos fervedouros e cachoeiras de águas cristalinas, assim como formações como as dunas e a Pedra Furada.

A pavimentação está sendo realizada pela Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) e ainda não tem data para ficar pronta. Atualmente, o local passa por obras de drenagem nos trechos que ainda não estão sendo asfaltados. Esta primeira aplicação de pavimento é para impermeabilizar o solo e evitar deslizamentos.

Desde que o Tocantins foi criado, no final da década de 1980, existem projetos para a pavimentação desta estrada. O assunto é uma das promessas de campanha do governador Mauro Carlesse (PSL) e ganhou força em anos recentes pelo aumento acelerado do fluxo de turistas na região.

A secretária da Infraestrutura e presidente da Ageto, Juliana Passarin, informou que duas frentes de serviço atuam no trecho. Além da TO-247 as rodovias TO-030, TO-110 e TO-255 também são rotas que chegam ao Parque Estadual. O acesso ao trecho em obras é pelo município de Santa Tereza do Tocantins, de lá até Lagoa do Tocantins a pista já é pavimentada.

O governo tem a intenção de conceder o Jalapão para a iniciativa privada e prevê o lançamento de uma licitação sobre isso até o fim de 2021. Nas últimas sessões da Assembleia Legislativa antes do recesso o tema acabou gerando discussão entre os deputados, já que houve uma tentativa de votar um texto a respeito do projeto antes da realização de audiências públicas. O debate acabou ficando para o segundo semestre.

*Por G1