>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Nesta sexta-feira (10), quase uma tonelada de explosivos foi encontrada em caixas de papelão na rodoviária de Palmas. A carga explosiva estava dentro de um ônibus comercial que saiu da Bahia e tinha como destino o Pará. A carga altamente sensível foi apreendida pelo Esquadrão Antibombas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) após uma denúncia anônima, e a polícia está em busca dos responsáveis pelo transporte irregular.
Dentro das caixas, foram encontrados explosivos como espoletas, encartuchados de emulsão e quase 500 metros de fios de cordel detonante de nitropenta, além de equipamentos para perfuração de rochas. Há suspeitas de que o material seria destinado a garimpos de minérios.
O subcomandante do BOPE, major José Elianeo de Souza Pereira, ressaltou que além da irregularidade no transporte, o armazenamento inadequado dos explosivos colocou em risco a vida dos passageiros. Ele alertou para a sensibilidade das espoletas, que podem detonar com facilidade se expostas a estímulos como atrito ou fogo.
A polícia estima que a carga apreendida teria potencial explosivo para afetar uma área de até 3 km se detonada. Pereira também destacou o perigo de uma detonação acidental na rodoviária de Palmas, dada a presença de muitos veículos, grande circulação de pessoas e proximidade com postos de combustíveis, o que aumentaria o alcance da explosão.
O material foi recolhido pela Polícia Militar, passou por perícia e será submetido à análise judicial.