Uma falha na rede do Sistema Financeiro Nacional provocou instabilidades no Pix no início da tarde desta sexta-feira (7), afetando transferências instantâneas em diversos bancos e para alguns usuários. De acordo com o Banco Central (BC), a situação começou a ser normalizada ao longo da tarde.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Em nota, o BC, responsável pela administração do Pix, esclareceu que seus próprios sistemas não foram afetados, mas que o problema impactou a rede que interliga as instituições financeiras ao órgão.
“Os sistemas do BC funcionam normalmente. Alguns participantes enfrentaram dificuldades de acesso por conta de problemas na Rede do Sistema Financeiro Nacional. Os planos de contingência de rede foram acionados, e a situação já está retornando à normalidade”, informou o Banco Central.
Reclamações e impacto nos bancos
De acordo com o site Down Detector, que monitora instabilidades em serviços online, os primeiros relatos de problemas com o Pix surgiram por volta de 12h30.
O pico de reclamações ocorreu às 13h17, com 1.519 queixas registradas em apenas um minuto. A partir desse horário, o volume de reclamações começou a diminuir, chegando a 172 registros às 14h17. Em dias normais, o Down Detector contabiliza apenas uma reclamação por minuto sobre o Pix.
Os clientes de diversas instituições financeiras foram afetados, incluindo:
✅ Itaú
✅ Banco do Brasil
✅ Caixa Econômica Federal
✅ Nubank
✅ Bradesco
✅ Inter
✅ C6 Bank
✅ Santander
✅ Sicoob, entre outros.
Aos poucos, o sistema foi restabelecido e os bancos retomaram a normalidade das operações.