Cinco pessoas são presas em operação contra conflito de terras em assentamento

Segundo a polícia, buscas e apreensões foram cumpridas em um assentamento em Palmeirante, região norte do Tocantins. Suspeitos presos foram ouvidos e levados para a unidade penal.

Cinco pessoas foram presas por posse ilegal de arma de fogo durante uma operação da Polícia Civil na zona rural de Palmeirante, no norte do estado. A ocorrência foi registrada nesta sexta-feira (7), após denúncias de ameaças entre fazendeiros e moradores do Assentamento Dina Guerrilheira.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Segundo o delegado Jodivan Benevides, as investigações começaram em 2024, quando a delegacia de Colinas do Tocantins recebeu informações de que moradores do assentamento estavam sendo ameaçados com armas de fogo.

Pouco tempo depois, os proprietários de uma fazenda também procuraram a polícia, alegando que eram vítimas de ameaças armadas.

Operação ‘Adsumus

A operação, batizada de ‘Adsumus – Estado presente’, cumpriu diversos mandados de busca e apreensão. Durante as diligências, os policiais encontraram armas de fabricação caseira e munições.

Os cinco suspeitos foram encaminhados para a 6ª Central de Atendimento da Polícia Civil, em Colinas, onde serão ouvidos e, posteriormente, transferidos para a Unidade Penal da cidade.

Investigação

O delegado Jodivan Benevides destacou que as investigações continuam para esclarecer todo o contexto das ameaças e responsabilizar os envolvidos.

“As investigações continuam no sentido de elucidar todo esse contexto de ameaças e responsabilizar as pessoas envolvidas”, afirmou o delegado.