Pane global: Instagram e Facebook ficam fora do ar temporariamente nesta terça-feira

Meta disse que houve problema técnico. No Brasil, mais de 40 mil usuários relataram problemas no Facebook e 30 mil, no Instagram.

Compartilhe:

Uma pane global afetou temporariamente o funcionamento do Instagram e do Facebook nesta terça-feira (5). A instabilidade começou por volta das 12h30, afetando milhões de usuários em diversos países.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O site Downdetector, conhecido por registrar reclamações sobre aplicativos e sites, recebeu mais de 40 mil queixas de usuários brasileiros do Facebook e 30 mil do Instagram durante o período de interrupção.

Os relatos de problemas começaram a diminuir por volta das 14h, mas outros países também enfrentaram dificuldades. Nos Estados Unidos, o Facebook registrou mais de 580 mil reclamações, enquanto o Instagram teve mais de 90 mil. No Reino Unido, as reclamações foram de mais de 150 mil no Instagram e mais de 25 mil no Facebook.

O diretor de comunicações da Meta, empresa controladora do Facebook e do Instagram, Andy Stone, publicou no X (antigo Twitter) que a instabilidade foi causada por um problema técnico, sem fornecer detalhes específicos sobre a falha.

“Hoje cedo, um problema técnico fez com que as pessoas tivessem dificuldade em acessar alguns de nossos serviços. Resolvemos o problema o mais rápido possível para todos os afetados e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, declarou Stone.

Os usuários afetados relataram que o feed do Instagram não carregava, exibindo mensagens como “Não foi possível carregar o feed” e “Sem conexão com a internet”. Já no Facebook, os usuários foram deslogados e enfrentaram dificuldades para acessar novamente seus perfis.

Embora algumas pessoas tenham mencionado instabilidade no WhatsApp, que também é de propriedade da Meta, as notificações de problemas foram significativamente menores em comparação com as outras plataformas da empresa.

>> Participe da comunidade do #SouMaisNoticias no WhatsApp

Instagram e Facebook fora do ar geram dúvidas e memes nas redes sociais

As instabilidades das redes sociais Facebook e Instagram desta nesta terça-feira (5), levou os usuários a se questionarem se as contas teriam sido invadidas. O termo “Hackeado” rapidamente se tornou um dos mais populares no X (antigo Twitter), com muitas pessoas compartilhando suas dúvidas e preocupações, o que gerou uma enxurrada de memes quando descobriram a verdade.

O site Downdetector registrou mais de 19 mil reclamações sobre o Instagram e mais de 27 mil sobre o Facebook no Brasil em um curto período de tempo, a partir das 12h30.

Quando os usuários perceberam que a instabilidade era real, eles correram para o X para fazer piadas e memes sobre a situação.