Operação da Polícia Civil mira facção criminosa que atua no Tocantins e mais quatro estados

Caso começou ser investigado após um delegado ter o carro pichado com o símbolo da facção no interior do estado. Mais de 70 mandados de prisão e de buscas e apreensão em cidades do TO, GO, MS, BA e SP.

Compartilhe:

Uma operação da Polícia Civil foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (29) com o objetivo de desarticular uma facção criminosa envolvida com diversos crimes em pelo menos cinco estados. Ao todos, são cumpridos cumpridos 36 mandados de prisão temporária e 40 ordens de busca e apreensão em cidades do Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia e São Paulo. A ação foi chamada de Nêmesis.

De acordo com a Polícia Civil, a investigação teve inicio depois que um delegado teve o carro pichado com o símbolo da facção criminosa em uma cidade no interior do Tocantins. A operação é coordenada pela 6ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Deic) de Paraíso do Tocantins.

Policiais cumprem mandados de prisão e busca e apreensão no Tocantins

As ordens judiciais estão sendo cumpridos em Palmas, Araguaína, Paraíso do Tocantins, Divinópolis, Pium, Cristalândia, Porto Nacional, Miranorte, Lagoa da Confusão, Araguaína, Marianópolis e Tocantinópolis, como também em Jaraguá (GO), Campo Grande (MS), Barreiras (BA) e Barueri (SP). A ação também aconteceu nas unidades prisionais de Palmas, Paraíso, Cristalândia, Tocantinópolis, Gurupi e Guaraí.

Segundo a polícia, até às 7h30 da manhã, 18 pessoas tinham sido presas e armas de fogo apreendidas. A operação segue até o fim do dia para tentar cumprir todas as ordens judiciais. Conforme o delegado-chefe da 6ª Deic, Hismael Athos, durante as investigações foi identificado um forte esquema de tráfico de entorpecentes, associação para o tráfico e posse de armas de fogo.

A polícia informou ainda que os membros desta facção têm a obrigação de financiar a organização mensalmente com certa quantia em dinheiro que variava de acordo com o estado da federação. O grupo também tem um complexo sistema de organização que julga, pune e executa integrantes de facções como forma de serem promovidos.

O assassinato de grupos rivais também é utilizado para obter domínio territorial das cidades no interior do Tocantins e controlar outros crimes como assaltos, homicídio e venda de drogas.

Foto: Divulgação/SSP

A operação recebeu o nome de Nêmesis em referência a deusa grega da vingança e da justiça equitativa. Mais de 100 policiais civis participam da Operação coordenada pela 6ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Deic – Paraíso do Tocantins).

A operação conta com apoio de todas as Divisões Especializadas de Repressão ao Crime Organizado vinculadas à Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE) e do Sistema Prisional da Secretaria de Cidadania e Justiça do Tocantins (Seciju).