>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Em meio à onda de calor que está afetando grande parte do Brasil, onze capitais podem registrar temperaturas de 35ºC ou mais nesta quinta-feira (21). Em duas delas, Palmas (TO) e Cuiabá (MT), a previsão os termômetros podem chegar a 40ºC.
Essas temperaturas elevadas fazem parte da previsão da meteorologia de que a bolha de calor no Centro-Sul do país atinja seu pico entre sexta-feira (22) e domingo (24), quando algumas localidades podem chegar a marcas na casa dos 43°C.
Na quarta-feira (20), três capitais (Campo Grande, Boa Vista e Goiânia) registraram suas temperaturas mais altas do ano de 2023, e outras oito também devem superar suas marcas até o fim de semana.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou o nível do alerta e emitiu um aviso de “grande perigo” devido ao calor para nove estados.
Confira as temperaturas máximas e mínimas previstas para todas as capitais do Brasil nesta quinta-feira, de acordo com a Climatempo:
- Aracaju: 27ºC / 22ºC
- Belém: 33ºC / 25ºC
- Belo Horizonte: 31ºC / 16ºC
- Boa Vista: 36ºC / 25ºC
- Brasília: 33ºC / 19ºC
- Campo Grande: 37ºC / 25ºC
- Cuiabá: 40ºC / 25ºC
- Curitiba: 32ºC / 15ºC
- Florianópolis: 29ºC / 19ºC
- Fortaleza: 32ºC / 24ºC
- Goiânia: 37ºC / 22ºC
- João Pessoa: 27ºC / 23ºC
- Macapá: 35ºC / 25ºC
- Maceió: 27ºC / 22ºC
- Manaus: 36ºC / 26ºC
- Natal: 30ºC / 23ºC
- Palmas: 40ºC / 25ºC
- Porto Alegre: 27ºC / 18ºC
- Porto Velho: 37ºC / 25ºC
- Recife: 27ºC / 23ºC
- Rio Branco: 35ºC / 23ºC
- Rio de Janeiro: 35ºC / 18ºC
- Salvador: 28ºC / 23ºC
- São Luís: 32ºC / 26ºC
- São Paulo: 33ºC / 16ºC
- Teresina: 39ºC / 25ºC
- Vitória: 29ºC / 20ºC
A elevação das temperaturas está diretamente relacionada ao El Niño mais intenso deste ano e à Crise do Clima, que torna os eventos climáticos extremos mais frequentes. Enquanto o calor se espalha pelo país, o Rio Grande do Sul deve enfrentar outra frente fria, com previsão de chuvas volumosas, principalmente no sul do estado. No entanto, essa frente fria não deve avançar para o restante do país devido a uma área de alta pressão que forma um “bloqueio atmosférico”, impedindo a entrada de massas de ar frio.
Série histórica
Veja as maiores temperaturas já registradas pelo Inmet em cada uma das capitais:
Na atual onda de calor, as temperaturas devem ficar 5ºC acima da média na área em laranja do mapa abaixo e até 10ºC a mais onde está vermelho.