No Tocantins, salta para 1.780 o número de desabrigados e desalojados por causa das enchentes

Até esta segunda-feira (10) eram 850 pessoas nestas condições. Situação mais crítica é em São Miguel do TO, na região do Bico do Papagaio, que concentra a maioria das pessoas impactadas.

Compartilhe:

Nesta terça-feira (11) o Tocantins chegou ao número de 1.780 pessoas obrigadas a sair de casa devido às enchentes e inundações que atingem o estado. São 543 desabrigados e 1.237 desalojados. O número deu um salto em relação a segunda-feira (10), quando eram 850 moradores nestas condições.

A situação mais crítica é em São Miguel do Tocantins, na região do Bico do Papagaio, que concentra a grande maioria das pessoas impactadas. Na cidade são 488 desabrigados e 733 desalojados.

A Defesa Civil considera como desabrigadas aquelas pessoas que precisaram sair de casa e foram levadas para abrigos públicos. Os desalojados são aqueles que também foram obrigados a deixar suas propriedades, mas estão na casa de parentes, amigos ou vizinhos.

Atualmente são 32 municípios monitorados pela Defesa Civil Estadual.

  • Os 543 desalojados estão em seis cidades: Araguanã, Formoso do Araguaia, Itaguatins, São Miguel, Rio dos Bois e Pedro Afonso
  • Os 1.237 desabrigados estão em 16 cidades: Araguanã, Axixá do Tocantins, Dois Irmãos, Esperantina, Paranã, Rio dos Bois, Pedro Afonso, Tupirama, Tupiratins, Palmeirante, Bom Jesus, São Sebastião, São Miguel, São Sebastião, Sampaio e Itaguatins.

As chuvas acima da média vêm sendo registradas no estado desde o fim de dezembro. O grande volume provocou enchentes no rio Tocantins e diversos afluentes, causando alagamentos, deixando comunidades ilhadas e propriedades submersas.

*Por G1