Locais de prova do Enem 2023 são divulgados; veja como consultar

A informação está no cartão de confirmação, disponível na Página do Participante. Exame será aplicado em 5 e 12 de novembro.

Compartilhe:

Os locais de prova onde cada candidato fará o Exame Nacional do Ensino Médio(Enem) 2023 foram divulgados nesta terça-feira (24) no cartão de confirmação, na Página do Participante.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O site, no entanto, estava apresentando instabilidades até a última atualização desta reportagem. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou que o procedimento técnico de inserção dos dados ainda não havia sido finalizado.

O que é cartão de confirmação? É o documento em que o candidato pode consultar o local de prova. Lá, também estarão escritos o idioma escolhido para a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol), as datas do exame e as solicitações de atendimento especializado (no caso de pessoas com deficiência ou lactantes, por exemplo).

Exemplo de cartão de confirmação do Enem 2023 — Foto: Reprodução
Exemplo de cartão de confirmação do Enem 2023 — Foto: Reprodução

Como consultá-lo? Para acessar o cartão de confirmação, basta entrar na Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante) e fazer o login com CPF e senha. Aparecerá uma notificação em destaque para consultar o cartão.

Apesar de a impressão do cartão não ser obrigatória, a recomendação do Inep é imprimir e levar esse cartão nos dias de exame (5 e 12 de novembro). Assim, o candidato evitará confundir o endereço onde prestará o Enem.

Local de prova do Enem já está disponível — Foto: Reprodução
Local de prova do Enem já está disponível — Foto: Reprodução

Após consultar o cartão de confirmação, as dicas são:

  • pesquisar o endereço do seu local de prova;
  • verificar a distância e o tempo de deslocamento;
  • e, se possível, simular o percurso em um domingo, quando o trânsito e o transporte público têm fluxos diferentes.

O portão fecha às 13h, mas a orientação do Inep é chegar às 12h ao local de prova.