Juiz manda empresário de Palmas com Covid-10 que recusou cumprir quarentena a ficar em isolamento

Decisão determina multa e autoriza uso de força policial para prender o paciente caso seja necessário.

Compartilhe:

 

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Um empresário da capital que testou positivo para Covid-19 terá que cumpri as medidas de isolamento por ordem da Justiça que autorizou a prisão dele em caso de desobediência. O caso foi parar na Justiça depois que o paciente se recusou a assinar uma notificação de que ele precisaria ficar em quarentena. A decisão é do juiz Lauro Augusto Moreira Maia.

Conforme consta nos autos, o empresário teria alegado para a equipe de saúde que não poderia parar de trabalhar por ser empresário. O homem mora em um condomínio na quadra 706 Sul, em Palmas.

Ele procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região norte da cidade na última quarta-feira (22) após apresentar sintomas como tosse seca, febre e perda do paladar. Ele informou que estava com os sintomas há cerca de 10 dias e que tinha retornado de uma viagem a São Luís (MA) há cerca de 15.

A recusa em assinar o documento foi após a coleta da amostra que seria testada para o novo coronavírus. Segundo a Procuradoria- Geral do Município, foi informado para a Justiça que a amostra acabou tendo resultado positivo.

Além da possibilidade de prisão, o juiz ainda determinou multa de R$ 1 mil por dia de descumprimento da medida. Se for necessária a força policiais, os policiais deverão usar equipamentos de proteção fornecidos pelo Hospital Geral de Palmas quando forem até a casa do empresário. A Justiça autorizou o arrombamento da casa dele caso seja necessário.

 

A Justiça agora tenta descobrir se o homem mora sozinho e se há outros parentes deles que também precisam ficar em isolamento. Inicialmente, o período de quarentena para o empresário seria até o próximo dia 5 de maio.