Inmet emite alertas de baixa umidade no Tocantins; índice pode chegar a 12%

Instituto Nacional de Meteorologista emitiu dois alertas. Umidade deve ser mais baixa nas regiões central, oeste, leste, sul e sudeste do estado.

Compartilhe:

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de baixa umidade para o Tocantins neste sábado (19), com índices podendo chegar a 12% nas regiões central, oeste, leste, sul e sudeste do estado.

Um dos alertas é amarelo, indicando perigo potencial, direcionado para cidades da região norte do estado, como Araguaína, Araguatins, Augustinópolis e Xambioá. Este alerta começou às 10h22 e vai até as 23h deste sábado. A umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%, havendo baixo risco de incêndios florestais e à saúde.

O outro alerta é laranja, significando perigo. Até as 18h30 deste sábado, a umidade deve variar entre 20% e 12% nas demais regiões do estado, com risco de incêndios florestais e à saúde, bem como ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz.

O aviso mais forte abrange a maioria das cidades, incluindo Porto Nacional, Palmas, Paraíso do Tocantins, Miracema, Gurupi, Peixe, Araguaçu, Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, entre outras.

A baixa umidade e as altas temperaturas são características desta época do ano. Em Palmas, a temperatura pode chegar a 36°C, em Araguaína, a 37°C, e em Campos Lindos, os termômetros devem marcar 39°C.

Recomendações incluem beber bastante líquido, evitar atividades físicas nas horas mais quentes, evitar exposição ao sol, usar hidratante para a pele e umidificar o ambiente. Além disso, é aconselhável obter informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).