Filha suspeita que pai de 92 anos não recebeu dose contra Covid durante aplicação em Miracema do TO

Ela gravou vídeo do momento da aplicação e começou a desconfiar que o líquido não teria saído da seringa. Prefeitura da cidade informou que houve um "mal-entendido" por causa da diferença entre as seringas usadas no imunizante.

Compartilhe:

Uma mulher relata que o pai dela, de 92 anos, não recebeu a vacina contra o coronavírus durante a primeira aplicação feita no mês de março, em Miracema do Tocantins. Mariza Soares Pereira contou ao G1 que acredita que a profissional apenas enfiou a agulha no braço do idoso e não injetou a dose do imunizante. Já a prefeitura da cidade negou a irregularidade e disse que houve um “mal-entendido”.

O caso foi registrado em uma policlínica da cidade, que fica na região central do estado. Segundo a filha, no dia que o pai dela tomou a vacina. “Tive essa dúvida que ele não tinha sido vacinado, foi apenas furado, mas eu permaneci calada. Como está chegando a data da próxima dose isso continuou me incomodando”, contou Mariza Soares ao portal.

Ela disse ainda que levou o pai, Ademar Pereira, para tomar a vacina no dia 25 de março. Ela permaneceu com ele na sala de vacinação, mas disse que acabou se distraindo enquanto respondia os questionamentos, sobre a saúde do idoso, feitos por outra profissional que estava na sala.

O vídeo feito pela filha mostra o momento em que a servidora coloca a agulha no braço do idoso e logo depois retira, aparentemente, sem ter aplicado a dose do imunizante. 

Assista o vídeo:

Após a repercussão do vídeo, a profissional de saúde que aparece nas imagens procurou a delegacia de Polícia Civil para fazer um boletim de ocorrência. Na unidade a servidora foi orientada a fazer o registro pela internet, na delegacia virtual. A mulher informou à Prefeitura de Miracema que irá tomar todas as providências legais por ter sido vítima de calúnia.

“Fiquei com isso na cabeça e mostrei o vídeo pra algumas pessoas. Todos falaram que ele não foi vacinado, que a vacina não foi aplicada. Passei para alguns farmacêuticos e também falaram que não foi vacinado. Pela filmagem dá para perceber. Todos disseram que não foi injetada”, disse a filha.

Mariza Soares disse ainda que não procurou o município para questionar se a aplicação do imunizante realmente foi feita, mas deve fazer isso nos próximos dias. A segunda dose do idoso está marcada para o próximo dia 22 de abril.

Já a Prefeitura de Miracema do Tocantins afirmou que não houve nenhuma denúncia formal, só tomou conhecimento da reclamação nesta quinta-feira (15), através das redes sociais e logo determinou que a Secretaria de Saúde esclarecesse o fato.

A assessora da Secretaria de Saúde de Miracema, Euliene Resplandes, explicou que a filha do idoso teve a impressão de que o líquido não tinha sido injetado por conta da seringa utilizada pela profissional no dia da aplicação. Conforme a profissional, há diferença entre as duas seringas.

“O que acontece é que essa seringa tem uma parte rosqueada que é para conectar a agulha […] é uma seringa mais segura e evita que a agulha saia. Quando acontece a vacinação, dá impressão que ainda tem algum material na seringa, porém não tem. Então é só um mal entendido na questão da imagem pela diferença da seringa que foi utilizada”, explicou a assessora.

Covid-19 em Miracema

Miracema do Tocantins tem 1.565 casos confirmados de coronavírus e 31 mortes desde o início da pandemia. Segundo a última atualização, o município recebeu 2.714 doses de vacinas contra a Covid e aplicou 2.566, sendo 1995 referentes a primeira dose e 571 da segunda. Estão sendo vacinados na cidade os trabalhadores da saúde e idosos a partir de 65 anos.

*Com informações do G1