Famílias e animais são transportados em barcos após casas serem atingidas por enchentes no norte do Tocantins

Moradores foram levados para abrigos compartilhados e não sabem quando vão voltar para casa. Último levantamento aponta que 766 pessoas foram impactadas e mais de 150 estão desabrigadas no estado.

Compartilhe:

Famílias atingidas por enchentes no interior do Tocantins foram resgatadas neste domingo (2) por equipes da Defesa Civil e por militares do Corpo de Bombeiros. Em barcos, moradores e alguns animais precisaram ser transportados para abrigos compartilhados. Conforme o último levantamento, 766 pessoas foram impactadas e mais de 150 estão desabrigadas.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

+ No Tocantins: Afetados pelas enchentes passam de 700 e mais de 150 estão desabrigados

Atualmente 35 municípios estão sendo monitorados pela Defesa Civil. As situações mais graves são na região do Bico do Papagaio, onde rios e córregos transbordaram após fortes chuvas registradas desde a semana passada.

Além de serem levadas para locais seguros, como escolas, ginásios e igrejas, as famílias receberam cestas básicas. Os moradores ainda não sabem quando vão poder voltar para casa.

Imagens feitas neste domingo durante uma operação da Defesa Civil mostram a situação dramática. Em Esperantina a água chegou a janela de uma casa de barro e o quintal do imóvel se transformou em um rio. No local, onde era campo e estrada, cavalos ficaram com todo o corpo dentro da água. Imagens feitas na região mostram os animais acompanhando os barcos no trajeto que era seco.

Cavalos andaram perto dos barcos durante operação de resgate em Esperantina – Foto: Defesa Civil/TO

Já em São Miguel, no povoado Bela Vista, um barco dos bombeiros conseguiam parar na frente das casas. Em um dos endereços os militares resgataram moradores e algumas galinhas. A cidade fica às margens do rio Tocantins, na divisa com o Maranhão, e tem mais de 90 pessoas desabrigadas.

Na zona rural da cidade, vários moradores tiveram prejuízos com a perda de móveis.

Moradores saem de casa levando galinhas – Foto: Defesa Civil/TO

Em Carrasco Bonito, também no norte do estado, famílias saíram das casas carregando apenas pequenas bolsas. Com a água chegando à altura da cintura, elas caminharam por locais inundados.

Em Sampaio, além de casas alagadas, plantações e estruturas de criações de animais foram inundadas.

Casas e plantações ficaram alagadas em Sampaio – Foto: Defesa Civil/TO

Leia também:

*Por G1