Indígenas abandonam aldeias e acampam em matagais com medo das enchentes no Tocantins

Nove famílias da etnia Xerente, que vivem na aldeia Varjão em Tocantínia, deixaram as casas. De norte a sul do estado, cheias dos rios deixaram moradores desabrigados.

Compartilhe:

Indígenas abandonaram as aldeias, no município de Tocantínia, região central do estado, e estão acampados em regiões de mata distantes do rio Tocantins por medo das enchentes. Em várias regiões do estado, famílias ficaram desabrigadas e carros submersos em decorrência das fortes chuvas. Em alguns locais, como Miracema do Tocantins, casas ficaram praticamente submersas.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Gildene Hirêki Silva Oliveira Xerente mora na aldeia Varjão, localizada a 250 metros do rio Tocantins. Ela relatou que nove famílias que vivem no local saíram das casas e escolheram um ponto mais alto para se abrigar. “Estamos um pouco mais distantes porque estamos com medo do rio afetar a nossa comunidade porque a água está bem próxima. Tem também a aldeia Santa Cruz onde todos já saíram de lá”.

Gildene explicou que outros indígenas que possuem motocicletas e carros procuraram locais ainda mais distantes e seguros.

Os indígenas da aldeia Varjão deixaram os pertences para trás. No local onde as famílias estão acampadas há apenas uma barraca. Eles tiveram que improvisar galhos de árvores e pedaços de lona para montar coberturas. “Estamos com uma barraca, os outros estão debaixo de lonas. Alimento aqui é zero”.

O cacique da aldeia Antonio Mrõkpité Xerente tem 88 anos. Ele disse que está preocupado já que a água está bem perto das casas na aldeia.

“A gente está sofrendo. Estou cansado, chorando, com medo porque nossa aldeia está quase dentro de água. Só falta uns 15 a 20 metros para acabar de entrar. Estamos no mato, no meio da estrada, a cerca de 2 km da aldeia. Estamos sem transporte para subir mais um pouco”.

Na aldeia Cachoeira, a informação é que somente duas famílias estão em suas casas e cinco já se deslocaram para outras regiões. “A situação é preocupante, pois não temos nenhum acompanhamento, ou informações pela parte da Defesa Civil e demais órgãos”, disse um indígena.

O Corpo de Bombeiros Militar, por meio da Defesa Civil Estadual, esclarece que os indígenas Xerente de Tocantínia foram informados com antecedência sobre as enchentes na região. As informação e orientação aos moradores das aldeias ocorrem diariamente, inclusive, na Ilha do Bananal, caso haja a confirmação da necessidade de apoio in loco, os Bombeiros se disponibilizaram a ajudar.

Leia também: