Enxurrada derruba muro e alaga casa após bueiro ser tampado por obra em Araguaína

Alagamento aconteceu ao lado da obra de construção da Via Norte. Morador contou que não fazia ideia do que estava acontecendo até o muro ceder.

Compartilhe:

Um morador teve a casa alagada por uma enxurrada de lama na noite desta quarta-feira (13), Araguaína, no norte do Tocantins. O radialista Evanildo Pereira da Silva conta que o problema aconteceu porque um bueiro que era responsável por escoar a água da chuva foi tampado durante as obras da Via Norte. As informações são do G1.

A obra da Via Norte foi iniciada em julho de 2020 e a faz parte do Projeto Saneamento Integrado Águas do município. O planejamento contempla bacias de detenção e a canalização de córregos que cruzam o centro da cidade, justamente para evitar alagamentos.

“Se esse bueiro estivesse aberto seria uma chuva como todas as outras. Não tem uma explicação lógica. Deixaram fechado o único bueiro de acesso da água para canalização do córrego”, reclamou.

Segundo o moradora, ele estava com a família em casa no momento em que o muro cedeu por volta das 20h. Segundo ele, como o córrego foi canalizado e ficou submerso não tinha para onde a água correr. “A água deu na cintura. O muro da direita estava segurando a água e eu não tinha noção do que estava acontecendo, mas a força da enxurrada derrubou por completo.”

A lama atingiu um freezer, uma máquina de lavar roupas, uma moto, além de bicicletas, ferramentas e outros bens. O radialista conta que a Defesa Civil do município esteve no local com representantes da Secretaria de Infraestrutura, mas até a tarde desta quinta-feira (14) nenhuma providência havia sido tomada pelo município.

Foto: Divulgado