>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Um morador teve a casa alagada por uma enxurrada de lama na noite desta quarta-feira (13), Araguaína, no norte do Tocantins. O radialista Evanildo Pereira da Silva conta que o problema aconteceu porque um bueiro que era responsável por escoar a água da chuva foi tampado durante as obras da Via Norte. As informações são do G1.
A obra da Via Norte foi iniciada em julho de 2020 e a faz parte do Projeto Saneamento Integrado Águas do município. O planejamento contempla bacias de detenção e a canalização de córregos que cruzam o centro da cidade, justamente para evitar alagamentos.
“Se esse bueiro estivesse aberto seria uma chuva como todas as outras. Não tem uma explicação lógica. Deixaram fechado o único bueiro de acesso da água para canalização do córrego”, reclamou.
Segundo o moradora, ele estava com a família em casa no momento em que o muro cedeu por volta das 20h. Segundo ele, como o córrego foi canalizado e ficou submerso não tinha para onde a água correr. “A água deu na cintura. O muro da direita estava segurando a água e eu não tinha noção do que estava acontecendo, mas a força da enxurrada derrubou por completo.”
A lama atingiu um freezer, uma máquina de lavar roupas, uma moto, além de bicicletas, ferramentas e outros bens. O radialista conta que a Defesa Civil do município esteve no local com representantes da Secretaria de Infraestrutura, mas até a tarde desta quinta-feira (14) nenhuma providência havia sido tomada pelo município.