Em meio a pandemia, enterro de PM leva multidão a cemitério em Araguatins

Comerciantes da cidade, impedidos de abrir para não causar aglomerações, ficaram surpresos com a situação.

Compartilhe:

 

Uma multidão compareceu ao enterro de um policial militar em Araguatins, no norte do estado. A cerimônia foi nesta quarta-feira (15) e repercutiu entre moradores da cidade, por causa da aglomeração causada. As autoridades de saúde dizem que evitar a proximidade neste momento é importante para combater o novo coronavírus.

Os comerciantes criticara a atitude. Eles reclamaram que estão há vários dias em poder abrir e a própria polícia fiscalizado, mas quando a coisa é com a corporação, não se preocupam em juntar tanta gente.

A Prefeitura de Araguatins está com um decreto de distanciamento social em vigor. Disse que conta inclusive com uma equipe de fiscalização para garantir o cumprimento das medidas. 

A gestão disse ainda que no caso dos velórios, as famílias estão sendo orientadas a realizarem cerimônias em menor tempo e reservadas, com o objetivo de garantir a prevenção de contágio com o Covid-19.

a prefeitura informou ainda que as mesmas orientações foram repassadas a corporação da Policia Militar e que a PM tem o seu próprio protocolo de funeral.

 

Na cerimônia houve honras militares, com salva de tiros, antes do cortejo fúnebre.

Outro lado

Em nota, a Polícia Militar informou  que tem por tradição as honras militares aos seus integrantes. disse ainda que zela por cumprir e fiscalizar as normas, principalmente neste sensível momento que toda sociedade está passando.

Ao contrário do que informou a própria prefeitura da cidade, a corporação pontuou que no município de Araguatins não houve restrições para cerimônias fúnebres.

Disse também que o policial militar sempre foi um personagem querido de toda a cidade, sendo seu velório e sepultamento organizado por seus familiares e amigos, e que a instituição não poderia se esquivar em prestar as honras devidas uma vez que ele dedicou a vida ao trabalho como policial.

A PM afirmou ainda que todos os procedimentos realizados pela Polícia Militar em suas honras fúnebres foram observando as orientações sobre o distanciamento social apropriado, bem como o uso de EPIs. Disse que não foi o Cerimonial Militar que promoveu aglomeração das pessoas, mas sim o desejo sincero da despedida ao nobre policial por toda sociedade.

Por fim, informou que toda cerimônia ocorreu de forma rápida, e ao final os policiais presentes orientaram a todos a retornarem o mais rápido possível aos seus lares a fim de manter o distanciamento social adequado.