Dois alertas de chuvas intensas são emitidos para o Tocantins; veja a previsão para o final de semana de carnaval

Alertas vão até esta sexta-feira (9). A previsão para o carnaval no Tocantins é de sol e chuva.

Compartilhe:

No Tocantins, os moradores devem se preparar para uma possível chuva durante o final de semana de carnaval. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas amarelo e laranja para chuvas intensas no estado do Tocantins. O alerta está em vigor até sexta-feira (9), às 10h, com previsão de precipitação entre 20 e 30 milímetros por hora.

O alerta amarelo, indicando perigo potencial, abrange a região central até o Bico do Papagaio, enquanto o alerta laranja, que denota perigo, se estende da região central ao sul do estado. O Inmet aconselha a população a ficar atenta aos riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Para aqueles que pretendem curtir o carnaval, é bom se preparar para possíveis chuvas. Em Palmas, a previsão é de pancadas ao longo do dia, com temperatura máxima de 32 graus e mínima de 25. Durante o final de semana, espera-se que a temperatura máxima não ultrapasse os 30 graus, com mínima de 23.

Em Gurupi, também são esperadas chuvas ao longo do dia na sexta-feira, com temperaturas variando entre 29 graus no sábado e 28 graus no domingo.

>> Participe da comunidade do #SouMaisNoticias no WhatsApp

Na região do Bico do Papagaio, em Xambioá, as chuvas devem persistir ao longo do dia, com temperatura máxima de 31 graus na sexta-feira. No final de semana, a temperatura máxima será de 29 graus, com mínima de 23.

Apesar da previsão de chuva, em Porto Nacional a temperatura deve permanecer em torno dos 30 graus durante o final de semana, com máxima de 32 graus na sexta-feira e 30 graus no sábado e domingo.

Em caso de tempestades, é importante tomar precauções, tais como:

  • Evitar se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento.
  • Não estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Não realizar manutenções elétricas durante chuvas.
  • Manter-se longe de áreas abertas, como campos de futebol, piscinas, lagos, árvores, antenas e locais elevados.
  • Em caso de emergência, contatar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.