Covid-19: Tocantins tem 132 mortes e 6.972 casos confirmados

Estado registrou 43 novos diagnósticos e duas mortes em 24 horas. Baixa notificação acontece após Estado priorizar exames para pacientes hospitalizados e mortes suspeitas da doença.

Compartilhe:

 

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O boletim epidemiológico divulgado, na tarde deste domingo (14), pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), mostra que o Tocantins registrou 41 novos casos da Covid-19 e mais duas mortes causadas pela covid-19 nas últimas 24 horas. Agora, o estado chega a 6.972 diagnósticos e 132 mortes em decorrência do novo coronavírus.

A quantidade de casos registrado é menor do que nos dias anteriores e aconteceu após a pasta adotar novo método de testagem adotada pelo Estado. Para evitar ficar sem estoque do teste RT-PCR, a Secretaria de Saúde informou que vai vai priorizar exames para pacientes hospitalizados e mortes suspeitas de Covid-19.

Sobre a redução nas testagens e secretaria de Estado da Saúde afirmou que a limitação do uso de testes se deve à dificuldade de aquisição para reposição do estoque. E que a nova metodologia visa apenas evitar a falta imediata dos testes, portanto, o trabalho de testagem continua diariamente, obedecendo os novos critérios estabelecidos.

A Secretaria de Saúde também informou que devido à instabilidade no banco de dados alimentado pelos municípios e gerido pelo Ministério da Saúde, não foi possível atualizar as novas notificações no sistema.

Os pacientes que morreram pela doença são das cidades de Caseara e Araguaína. São eles:

  • Homem, de 63 anos, morador de Caseara, hipertenso e diabético, morreu neste sábado (13) no Hospital Geral de Palmas;
  • Homem, de 73 anos, morador de Araguaína, com hipertenso, morreu neste sábado (13), no Hospital Dom Orione.

Mais cedo, a prefeitura de Lagoa da Confusão informou o primeiro óbito em decorrência da covid-19 na cidade. Trata de um idoso de 63 anos que tinha histórico de doença cardiovascular, incluindo hipertensão e estava internado em um hospital de Palmas. O caso ainda não consta no boletim divulgado pelo estado.

Novos casos

Dos novos casos 20 foram registrados em Araguaína. A cidade que se mantém como epicentro da doença no estado agora soma 2.850 diagnósticos, além de 33 mortes pelo coronavírus. Já em Palmas são mais 10. A capital passou a ter 977 confirmações e 11 mortes. 

Os outros novos casos são de Abreulândia (1), Barra Do Ouro (2), Barrolândia (1), Campos Lindos (1), Colinas Do Tocantins (1), Guaraí (1), Muricilândia (1), Paraíso Do Tocantins (1) e Pau d’Arco (2).

Segundo a Secretaria de Saúde, ao todo 3.780 pessoas já estão recuperadas e 3.060 ainda estão em isolamento domiciliar ou hospitalar. O estado tem 119 pessoas internadas, sendo 74 em leitos clínicos e 45 em Unidades de Terapia Intensiva.

Coronavírus no Tocantins