Em Porto Nacional: Idosos de abrigo testam positivo para Covid-19; cinco deles estão internados

Três cuidadores também foram diagnosticados com a doença. No abrigo vivem 19 idosos e 14 testaram positivo.

Compartilhe

No Abrigo Tia Angelina, em Porto Nacional, idosos foram diagnosticados com Covid-19. Segundo a Vigilância Epidemiológica do município, dos 19 que vivem no local, 14 estão infectados. Entre os que testaram positivo, quatro estão internados no Hospital Regional de Porto Nacional e um na UTI do Hospital Geral de Palmas (HGP).

Ainda segundo o órgão, três dos cuidadores também testaram positivo para a doença. Os cuidadores teriam contraído a doença fora da casa de permanência.

Os idosos receberam a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus no fim de janeiro e testaram positivo nesse mês. Mas, segundo especialistas, mesmo após as duas doses da vacina, nosso organismo não gera uma resposta imune imediata.

“A proteção se dá um tempo após a aplicação da segunda dose, e esse tempo varia de acordo com cada vacina. Na maioria delas, a imunidade acontece a partir de dez ou vinte dias após a segunda dose”, afirma o infectologista José Geraldo Leite Ribeiro, vice-presidente regional da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

A Vigilância Sanitária disse que não tem como isolar os idosos por não ter como dividir o abrigo. Infectologista foram enviados ao local para fazer consulta, assim que eles sentiram os primeiros sintomas. O órgão disse ainda que nesse momento, os que continuam no abrigo estão bem, sem queixa, apenas apresentam coriza.