Na Assembleia Legislativa de Goiás, tramita um projeto de lei que visa conceder a Alto Paraíso de Goiás o título de “Capital dos Óvnis”. Conhecida por suas paisagens naturais, a cidade também atrai turistas e entusiastas da ufologia, sendo um popular ponto de observação de fenômenos aéreos não identificados.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Proposto pelo deputado estadual Dr. George Morais em junho de 2024, o projeto aguarda votação no plenário. O parlamentar justifica a iniciativa pelo número expressivo de avistamentos de óvnis na região, o que atrai ufólogos e curiosos, promovendo o turismo local. A ideia é valorizar o patrimônio imaterial do município e incentivar um turismo mais diversificado e sustentável.
Manoel Orro, dono da Pousada Morro da Baleia e estudioso da ufologia há mais de 35 anos, explica que a Chapada dos Veadeiros, onde Alto Paraíso está localizada, é considerada o “chacra coronário do planeta” por espiritualistas e místicos.
Em 2019, Manoel recebeu um grupo que instalou sete pirâmides representando energias dos “mestres ascensionados”. Segundo Orro, o local já foi palco de avistamentos e fenômenos luminosos descritos por seus hóspedes, incluindo um diplomata alemão que relatou ter visto uma bola de luz dourada dentro de um chalé.
Lauro Jurgeaitis, guardião do Santuário Volta da Serra, local onde se encontram a Cachoeira do Cordovil e o Poço das Esmeraldas, destaca que a busca por experiências místicas e avistamentos de óvnis na região é frequente. Ele lembra que o camping do santuário, sem luz artificial, permite aos visitantes contemplar o céu e compartilhar suas experiências ao redor de uma fogueira.
- Conheça a cidade de Goiás que tem mais imóveis que habitantes
- Jalapão está entre destinos mais desejados pelos brasileiros
Apesar do potencial turístico, o projeto gera controvérsia entre os moradores. Uma petição pública circula na internet solicitando a suspensão do projeto, argumentando que ele desvia o foco de questões prioritárias da região.
Para Thomáz Enlazado, cofundador do Instituto Biorregional do Cerrado, Alto Paraíso possui outras qualificações mais relevantes, como reserva da biosfera e patrimônio natural, e deveria ser reconhecida pela sua cultura alternativa e biodiversidade do Cerrado, ao invés de “Capital dos Óvnis”.
O projeto, portanto, reflete o debate entre o fomento ao turismo místico e a preservação da identidade cultural e ambiental que a comunidade busca consolidar.
Paraíso em Goiás
O município de Alto Paraíso de Goiás é onde se encontra o distrito de São Jorge, porta de entrada para a Chapada dos Veadeiros. Segundo a prefeitura, o município possui mais de 120 cachoeiras catalogadas e diversos outros atrativos.
Com mirantes, desfiladeiros e uma rica rede de rios, a Chapada dos Veadeiros se formou há cerca de 2 bilhões de anos, sendo considerada uma das regiões mais antigas do planeta.
Entre os pontos mais visitados está o Vale da Lua, com suas rochas escavadas pelas corredeiras do rio São Miguel. Suas formações rochosas lembram o solo lunar, o que lhe deu o nome. Outro destaque é o Mirante da Janela, localizado no alto de um morro, de onde se avistam o Salto do Rio Preto e a Cachoeira Garimpão, emoldurados por rochas que formam uma espécie de janela natural.
Com mais de 3.500 leitos disponíveis, Alto Paraíso recebe turistas do mundo inteiro, atraídos pelo turismo de aventura, ecológico e místico. Além da rede hoteleira, a cidade oferece infraestrutura de lazer e serviços para atender os visitantes.