Treze sacadas de um prédio residencial desabaram neste sábado (13) no bairro da Cremação, em Belém. Tudo começou com um estrondo que assustou moradores, no momento em que a sacada da cobertura caiu. Em seguida, caíram todas as outras doze sacadas no lado direito do prédio. Não houve feridos, segundo o governo.
>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Vídeos do circuito interno de câmeras da garagem do edifício mostram o momento exato da queda.
Assista o vídeo:
Vídeos mostram os estragos – veja abaixo – deixados pelo “efeito dominó” da queda, que começou com o varanda da cobertura, de acordo com a Defesa Civil.
O trecho entre entre a avenida Generalíssimo Deodoro e a travessa Quintino segue parcialmente isolado e interditado. Neste domingo (14), duas das três faixas da Mundurucus foram liberadas para o trânsito de veículos.
Segundo moradores, havia uma obra na cobertura para instalação de sistema de vidraças. Uma investigação ainda deve apontar as causas da queda.
A Defesa Civil municipal disse que não havia obra no lado esquerdo após falar com o morador que tem um apartamento na cobertura. Já no lado direito do prédio, também na cobertura, havia uma obra.
O coordenador do Núcleo de Engenharia Aplicada do Pará, Orley Cruz, afirmou que nesse momento não se pode ainda atribuir o desabamento a nenhuma obra, e sim a um aspecto de manutenção.
O desabamento foi no Edificío Cristo Rei, que fica localizado na Rua dos Mundurucus, entre a av. Generalíssimo Deodoro e a tv. Quintino Bocaiúva. A edificação foi construída em 1990.
A rua teve a energia elétrica afetada. A concessionária Equatorial Pará disse que fez a suspensão de maneira preventiva e que uma equipe foi deslocada para realizar manobras a fim de restabelecer o fornecimento de duas unidades consumidoras afetadas.
Após a queda, o prédio começou a ser evacuado no início da tarde. Mas a reportagem identificou que ainda havia moradores dentro do edifício, momentos depois do desabamento.